Prefeitura de Guaramirim pretende zerar fila de espera da saúde auditiva até o próximo ano

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaramirim

Por: Áurea Arendartchuk

15/10/2021 - 06:10 - Atualizada em: 15/10/2021 - 08:04

 

A Prefeitura de Guaramirim pretende zerar a fila de espera da saúde auditiva no município até 2022. Para isso, a Secretaria de Saúde do município, por meio de um meio de credenciamento, realiza consultas para avaliação dos pacientes com especialistas e também está adquirindo aparelhos auditivos para os casos onde há necessidade.

O prefeito Luis Antonio Chiodini (PP), comenta os aparelhos são aguardados por essas pessoas que têm dificuldade e o quanto eles farão a diferença. “Guaramirim está pensando na saúde e no bem-estar do seu povo e, até meados de 2022, pretendemos zerar essa fila de espera na saúde auditiva”, reforça.

Segundo a secretária de Saúde Cheila Rohweder, por meio do credenciamento o município busca dar celeridade na fila já que as vagas oferecidas por meio do SUS não são suficientes. Na quarta-feira (13), a secretaria Cheila, o prefeito Chiodini e o vice-prefeito Osvaldo Devigili, realizaram a entrega dos primeiros aparelhos para dois pacientes.

O município está investindo R$ 100 mil, fruto de um repasse da Câmara de Vereadores de Guaramirim, para o atendimento de pacientes que aguardam na fila. Eles passarão por uma avaliação e exames que a clínica credenciada realiza para verificar a necessidade do uso de próteses (aparelhos auditivos), também seguindo os critérios definidos pelo SUS.

Causa animal

O vereador jaraguaense Anderson Kassner (PP) participou na quarta-feira, na Alesc, da primeira reunião para estruturação de políticas públicas para a causa animal no Estado. O convite veio da deputada estadual Paulinha (sem partido) que promoveu o encontro. Participaram da reunião representantes de Ongs, instituições e personalidades reconhecidas pela atuação em favor da causa animal em SC.

O vereador apresentou um pouco do seu trabalho e propôs algumas sugestões para a estruturação de políticas públicas para a causa animal em todos os municípios catarinenses. Ainda em Florianópolis, Kassner esteve com o deputado Silvio Dreveck (PP) quando solicitou recursos financeiros para várias áreas, principalmente para a saúde. O vereador também conversou com o deputado Vicente Caropreso (PSDB) sobre algumas ações para Jaraguá.

Banco de ração

Segundo o vereador Anderson Kassner, a Prefeitura de Jaraguá está elaborando um projeto de Lei, denominado banco de ração, para ajudar na alimentação dos animais e que será votado em breve. O projeto do banco de ração é uma reivindicação de Kassner, que fez a indicação em maio deste ano.

Foto: Divulgação

 

Reforço vacina

A secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul informa que liberou desde ontem a dose de reforço contra a Covid-19 para os profissionais da saúde que receberam as duas doses até 21 de abril, independente do imunizante administrado. O reforço será com a vacina da Pfizer. A vacinação ocorre no Parque de Eventos.