“Prefeito Lunelli palestra na Fiesc sobre como implementou conceitos da iniciativa privada no setor público”

Foto Arquivo/OCP News

Por: Áurea Arendartchuk

18/10/2019 - 05:10 - Atualizada em: 18/10/2019 - 09:25

A experiência de ser o gestor de uma das maiores empresas do ramo têxtil do Brasil ter sido aplicada no setor público, levou a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) a convidar o prefeito Antídio Lunelli (MDB) para palestrar nesta sexta-feira (18), em Florianópolis.

Na palestra, Lunelli falará sobre sua trajetória como empresário e como conseguiu implantar conceitos da iniciativa privada na esfera pública, aumentando as receitas e tendo controle rígido dos gastos.

Eleito em 2016, com a proposta de melhorar a saúde financeira da Prefeitura, simplificar, desburocratizar e aumentar a capacidade de investimento próprio criando um ambiente econômico mais favorável, o prefeito tem levado seu case de administração da Prefeitura de Jaraguá do Sul a diversos municípios catarinenses, como Blumenau, Ibirama, Gaspar e Indaial.

Lunelli tem o novo perfil da política brasileira, aquele que sai de uma bem-sucedida carreira no setor empresarial para o setor público, mudando o mesmo de sempre, que é a sucessão familiar que leva gerações a permanecerem na política.

É fato também que cada vez mais empresários assumem Prefeituras ou estão dentro das Câmaras municipais e isso demonstra que a população acredita neste perfil de governança.

Provavelmente seja por este perfil que Antídio seja um candidato natural a reeleição no próximo ano. Apesar dele não ser direto ao falar que pretende concorrer para ficar mais quatro anos no paço municipal, o próprio MDB aposta nele por conta dessa construção e mudança gradativa de sua administração no município.

Seleção

E por falar em eleições municipais, o diretório do partido Novo de Jaraguá do Sul recebeu a confirmação de que o município foi aceito pelo diretório nacional do partido para ter um candidato a prefeito em 2020.

Diferente dos demais partidos, o Novo segue regras que vão desde o número mínimo de filiados para formar um diretório até a aprovação interna dos candidatos que podem ser lançados. Os integrantes do diretório jaraguaense comemoraram a notícia e destacaram que agora devem selecionar o nome e desenvolver um plano de governo para a cidade.

CURTAS

Reforma

O Senado concluiu na quarta-feira (16) a terceira e última sessão de discussão, em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição que trata da reforma da Previdência Social. A votação final da proposta está prevista para a próxima terça-feira (22). Neste dia, as nove emendas apresentadas à PEC da Previdência serão votadas primeiro na CCJ, em sessão prevista para ocorrer de manhã e na parte da tarde, a proposta será votada em Plenário.

Eleição diretório

O vereador jaraguaense Rogério Jung (MDB) disse ontem na sessão da Câmara que foi convidado por Eduardo Bertoldi, secretário de Planejamento e Urbanismo, para ser vice na chapa encabeçada por Bertoldi na escolha que acontece no próximo sábado (19). Mas segundo ele, recusou o convite por considerar que não seria o momento.

Chapa única

Atualmente o partido é dirigido por Natália Petry, secretária de Cultura, Esporte e Lazer. A convenção do diretório municipal do MDB acontece no sábado das 8h às 12h na Câmara de Vereadores e deve contar chapa única encabeçada com Bertoldi e com Natália ainda na diretoria. Foi deliberado pelo MDB nacional que as todas convenções municipais ocorram sábado.

Racha no PSL

A liderança do PSL na Câmara dos Deputados é alvo de disputa entre o grupo aliado do presidente Jair Bolsonaro e o aliado do presidente da sigla, Luciano Bivar (PE). O grupo bolsonarista quer colocar Eduardo Bolsonaro (SP) como líder e o bivarista quer manter o atual líder delegado Waldir (GO). Há duas listas circulando com os nomes dos deputados. Numa estão 27 deputados a favor de Eduardo e outra 26 que são favoráveis a Waldir.

O deputado federal Fábio Schiochet está na lista favorável a Waldir permanecer e outros dois catarinenses Caroline de Toni e Coronel Armando estão na lista favorável a Eduardo Bolsonaro. E no foco de toda esta disputa um olho no gato e outro no peixe. Peixe este que são os recursos que serão recebidos pela sigla para as eleições municipais.

Integração

Florianópolis recebe nesta sexta-feira (18) e no sábado (19) a quinta edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), que reúne os governadores e secretários estaduais de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul para discutir e propor ações conjuntas de desenvolvimento. Os sete Estados das regiões Sul e Sudeste são responsáveis por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger