Entidades firmam pacto pelo desenvolvimento e inovação da região

Foto: Eduardo Montecino/Divulgação/PMJS

Por: Áurea Arendartchuk

04/12/2021 - 06:12

Representantes do setores público, privado e entidades dos sete municípios que compõe a região da Amvali assinaram na sexta-feira (3), o Pacto do Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu. O ato ocorreu no Centro de Inovação de Jaraguá que será o espaço para esta congregação.

Também estiveram presentes o diretor de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação da Secretaria do Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico e Sustentável de SC Moris Kohl e o presidente da Fapesc Fábio Zabot Holthausen, que também representou o governador Carlos Moisés.

O presidente do Comitê Inova Jaraguá Gustavo Pacher, destaca que o Pacto de Desenvolvimento e Inovação é um movimento regional iniciado por entidades públicas e privadas, que promovem e apoiam o desenvolvimento econômico, social, a ciência, tecnologia, empreendedorismo, educação e a inovação.

“A proposta é ter os gestores municipais como incentivadores de iniciativas que buscam a eficiência e estimulem uma maior integração e alinhamento entre a comunidade na busca pelo progresso, desburocratização, desenvolvimento científico, fomento à pesquisa e a capacitação tecnológica”, explica.

O prefeito de Jaraguá Antídio Lunelli, salientou que o pacto regional é importante para promover ainda mais a integração das cidades da Amvali. “Com essa parceria podemos eliminar a burocracia e entregar cada vez mais para melhorar a qualidade de vida da população”, resumiu Lunelli.

Para o presidente do Conselho de Administração do Novale Hub e da Acijs, Luís Hufenüssler Leigue, o pacto regional trata o Vale do Itapocu como uma área só, muito mais conectada com seus objetivos.

Nesta etapa do movimento foram convidadas a participar as entidades com atuação diretamente relacionadas às pautas mais relevantes da região, como as Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Poder Judiciário, MP, Amvali, Cigamvali, associações empresariais, CDLs, Fiesc, Sebrae, Senai/Senac, Polícia Civil, Polícia Militar, entidades e conselhos representativos de classe.

Lunelli quer uma decisão pra logo

O prefeito Antídio Lunelli disse à Coluna, na sexta-feira, que espera que se tenha uma resolução sobre sua candidatura ao governo do Estado na reunião da executiva estadual do MDB marcada para segunda-feira, na sede do diretório em Florianópolis.
Oficialmente a reunião será para apresentação das ações do MDB para o próximo ano e as eleições. Mas Lunelli espera deste encontro o desenrolar sobre a definição da candidatura para saber que rumo que vai tomar no próximo ano.

Lunelli disse que durante a visita que recebeu do governador há cerca de 15 dias em seu gabinete, Moisés o convidou para ser vice na eleição de 2022 e chegou a sugerir também que ele fosse como candidato a senador.

Segundo o prefeito, esta não é sua intenção, seu posicionamento é de ir como cabeça de chapa ao governo do Estado. “Não tenho nada contra o governador, só acho que este é o momento do MDB mostrar seu protagonista, como candidato ao governo, gostaria de colocar em prática em toda SC tudo que sei e posso fazer para melhorar a gestão pública.” Sobre concorrer ao Senado, Lunelli disse que não vê como possível, lembrando que o anúncio de Luciano Hang para ser candidato torna mais difícil de concorrer com o também empresário.

Ainda sobre a reunião da executiva estadual na segunda-feira, Lunelli trata o encontro como “um tudo ou nada” para ele. “Precisamos sair dessa indecisão. Ter a definição do candidato do partido somente em fevereiro do ano que vem, torna a campanha muito atropelada”, comentou e emendou: “Se o partido for por esse caminho de ir de vice, vou declinar da minha intenção de ser candidato. Ou me dizem logo o que vão fazer ou vou tocar minha vida”, completou, destacando que tem o apoio do presidente do partido Celso Maldaner.

Indefinição geral

Para o deputado federal Carlos Chiodini, Lunelli está certo em defender que se defina logo o candidato do partido ao governo do Estado, porém a indefinição sobre os candidatos, ocorre em todos os partidos e provavelmente o nome do candidato do MDB fique mesmo para as prévias de fevereiro. “O próprio atual governador está sem filiação partidária e os outros partidos também precisam fazer suas definições.”

Para Chiodini, tudo deve se resolver, como sempre foi, aos 45 minutos do segundo tempo. “Tenho a convicção de que, tendo prévias, a base do partido vai com o Antídio”, comentou Chiodini que é o candidato natural à reeleição.