“O Partido Novo e as eleições em 2020”

Foto Eduardo Montecino

Por: Áurea Arendartchuk

15/05/2019 - 05:05 - Atualizada em: 17/05/2019 - 11:42

Formado em Jaraguá do Sul em novembro de 2016, por iniciativa de quatro jovens que se identificaram com a proposta do Novo, o partido agora com 115 filados busca atingir em pouco mais de um mês, 150 pensando numa futura candidatura à Prefeitura em 2020. E um dos nomes que aparece como pré-candidato natural é do empresário Leandro Schmöckel Gonçalves, que ao disputar uma vaga para a Câmara dos Deputados nas últimas eleições conseguiu 23 mil votos. Uma das bandeiras do Novo, já colocada em prática nas eleições presidenciais e do governo do Estado, é abrir mão dos fundos partidário e eleitoral. Além disso, o partido foca na chapa pura, o que na opinião de políticos mais experientes, pode não dar certo principalmente nos municípios, pois o Executivo depende do Legislativo e, sem coligações, o número de vereadores fica muito reduzido na Câmara e, portanto, sem apoio necessário para aprovação de projetos.

Confira a entrevista com o empresário Leandro Schmöckel, integrante do Novo e um nome que já é apontado pela sigla como futuro pré-candidato à Prefeitura no município:

Como o partido está se organizando para as eleições de 2020?

Estamos na corrida para conseguir mais 35 filiados que o Novo necessita para fechar em 150 filiados que temos como meta até 15 de junho. Este número é necessário para manter o ponto de equilíbrio do diretório local, porque o Novo não utiliza os fundos partidário e eleitoral e, portanto, nos mantemos com a colaboração dos filiados que é de R$ 29,80 por mês. Somos contra esses dois fundos que distribuem mais de R$ 900 milhões por ano para os partidos e, por isso, queremos que este tipo de repasse seja cortado.

Estamos bem próximos de atingir o número necessário de filiados, já que nos últimos 30 a 40 dias conseguimos mais de 40 integrantes desde professores, arquitetos, profissionais liberais e servidores públicos.

Qual o perfil de quem está entrando no Novo?

O partido agrega pessoas que querem mudar a política, fazer diferente. No nosso partido não existe ficha de filiação, as pessoas procuram o site e filiam-se. Mais de 90% dos filiados ao Novo no Brasil, nunca pertenceu a um partido. Permitimos que entrem no nosso partido pessoas de outros partidos, mas desde que tenham ficha limpa.

Você conseguiu uma votação significativa para deputado federal na primeira vez que participou de uma eleição no ano passado. Diante disso, o Novo tem a intenção de colocar seu nome como candidato para concorrer à Prefeitura no ano que vem?

Desde o dia seguinte a eleição, vem sendo cobrada minha posição para ser um possível candidato a prefeito. A partir do momento que nosso partido conseguir 150 filiados, posso colocar meu nome à disposição para uma possível candidatura a prefeito em Jaraguá, contudo quem decidirá será o partido, uma vez que com um quadro que se pretende atingir de 150 filiados, mais nomes poderão surgir. Dentro do Novo, temos um processo seletivo, democrático, em que os pretendentes a concorrer a um cargo público, passam por provas internas antes de terem o nome lançado oficialmente. É importante lembrar que conseguimos quase 15 mil votos para deputado federal só em Jaraguá do Sul,e isso significa muito, já que representa 8% dos votos do Novo a nível estadual. Pra mim, como cidadão, isso representa que a população local quer a mudança.

A sigla pretende concorrer com chapa pura? Ou até pode se unir ao PSL, por exemplo, aproveitando a onda que elegeu o presidente Bolsonoro e o governador Moisés?

O Novo até permite coligação, mas os outros partidos precisam ter a mesma bandeira que a nossa. Quando fomos à rua pedir votos ano passado, sentimos muito isso da população que queria e quer a mudança. É preciso mudar a prática política no Brasil, prática esta que todo mundo está cansado. Acaba que não temos ninguém mudando suas atitudes e vamos de chapa pura mesmo. Outro compromisso do partido é que os eleitos do Novo, não podem assumir cargos públicos e deixar seus mandatos, com pena de serem expulsos do partido.

E qual seriam as mudanças do Novo para Jaraguá?

Temos como exemplo o que o Zema [Romeu Zema Neto], do nosso partido, que está fazendo como governador de Minas Gerais. Ele coloca pessoas capacitadas nos cargos, com menos politicagem. Podem ter cargos comissionados no governo, mas com capacidade e experiência para fazer uma boa gestão com transparência. O Novo tem como propósito focar na saúde, educação, segurança e infraestrutura. E também temos de pensar no respeito e valorização dos funcionários públicos que estão ali para atender a população, mas que precisam ser respeitados pelo líder maior. Claro que tem muito mais e precisamos ainda pensar na infraestrutura, porque vivemos um caos viário. Além disso, não podemos perder empresas para outras cidades como Araquari por causa das estradas e também da burocracia.

Quer receber as notícias no WhatsApp?