Nona edição da revista de prestação de contas da administração jaraguaense começa a ser distribuída

Por: Áurea Arendartchuk

20/10/2021 - 06:10 - Atualizada em: 20/10/2021 - 07:57

Começou a ser distribuída em Jaraguá a nona edição da revista Prestando Contas para a População. A revista é um canal de comunicação com a comunidade, e considerada pelo prefeito Antídio Lunelli (MDB) uma importante ferramenta de transparência, que leva à população as informações relacionadas ao dia a dia da gestão municipal.

]“Mostramos detalhadamente os números da Prefeitura, e é um orgulho poder ver e comparar os dados de quando nós iniciamos o primeiro mandato e agora”, comemora o prefeito.

Com 32 páginas, a prestação de contas traz detalhadamente os números da arrecadação e despesa dos últimos anos, o comportamento do orçamento e o funcionamento do serviço público.

Outra parte do informativo é dedicada às ações e obras executadas e as que estão em andamento. “Estamos cumprindo o dever de deixar as pessoas bem informadas sobre tudo o que acontece no Município”, comentou Lunelli, sugerindo que as pessoas comparem a nona revista com as edições anteriores.

O PDF da revista pode ser baixado no site da Prefeitura, e também estar disponível em breve no aplicativo Jaraguá na Mão.

Presidente do Crea-SC visita Jaraguá do Sul

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de SC (Crea-SC) Carlos Alberto Kita Xavier esteve no começo da semana em Jaraguá, onde participou de reuniões com autoridades e representantes da entidade.

Kita esteve na Prefeitura e na Câmara de Vereadores quando foi recebido pela chefe de gabinete do prefeito Antídio Lunelli, Emanuela Wolff e pelo presidente do Legislativo Onésimo Sell. Nas reuniões foram abordadas a fiscalização do Conselho, a implantação da Universidade Corporativa Unicrea e outras ações e projetos na área da engenharia, agronomia e geociências.

Foi apresentando ainda o Termo de Adesão ao Programa de Conscientização sobre Acessibilidade, promovido pela Comissão de Acessibilidade e implantado e desenvolvido em parceria nas prefeituras de Chapecó, Concórdia e Criciúma. O objetivo do programa é lembrar sobre a importância de respeitar as vagas asseguradas por legislações vigentes aos idosos e portadores de deficiência.

O presidente participou ainda da reunião e posse do Colegiado de Inspetores do Crea-SC na inspetoria de Jaraguá. Acompanharam Kita nas visitas o chefe de gabinete do Crea-SC Felipe Penter, o diretor regional da inspetoria em Jaraguá eng. civil Osmar Günther e o o inspetor eng. mecânico Sérgio Legnaghi.

Agenda. Carlos Kita (2º da dir.p/esq) participou de reunião com o presidente da Câmara | Foto: Divulgação

 

Diretórios

O MDB de Guaramirm, elegeu o novo Diretório Municipal e a nova Executiva Municipal no domingo (17). Guilherme Lemke foi eleito o novo presidente do MDB guaramirense. O evento contou com grande participação dos filiados do partido. Contou também com a participação dos deputados federais Carlos Chiodini e Fernando Kreling, do presidente da Câmara de Jaraguá Onésimo Sell, e do coordenador regional do MDB Luís Carlos Tamanini.

O presidente estadual deputado Celso Maldaner enviou mensagem, desejando sucesso para os novos eleitos. Além de Lemke na presidência também assumiram: 1ª vice Diane Konkol, 2º vice Pedro Ivo da Silva, secretário geral Charles Longhi, secretário adjunto Rolf Werner Antonius Júnior e tesoureiro Alberto Gaeski Júnior.

Schroeder

O MDB de Schroeder também realizou sua convenção no domingo (17) para renovação do diretório que conta com 45 membros mais 15 suplentes, além das comissões. Como presidente foi reeleito Denilson Weiss e como vice, Felipe Voigt (prefeito).

A segunda vice é Guisela Luiza Steilein, secretária Patrícia Laube e o tesoureiro é Jean Carlos Walz. Schroeder foi uma das 89 cidades onde o MDB realizou convenções no final de semana. Na região, além de Schroeder, Guaramirim renovou o diretório e executiva. Em SC o MDB realizou 89 convenções no final de semana. Outras 138 cidades prorrogaram os mandatos e três já haviam realizado as suas convenções em 2021.

Transporte público

A vereadora Nina Santin (PP) fez uma indicação pedindo que o Executivo providencie a retomada do transporte público no percurso completo da linha 730, que liga o Morro Boa Vista ao Terminal Urbano.

Na sessão de ontem ela afirmou que, antes da pandemia de Covid-19, os ônibus que trafegavam por essa linha, porém depois que um novo processo licitatório para contratação da empresa concessionária mudou. A vereadora Sirley Shappo (Novo) fez coro à reivindicação e reclamou da falta de informações sobre o corte de trechos no transporte público em Jaraguá.

Modificação

O vereador Luís Fernando Almeida (MDB) salientou que qualquer modificação ou ampliação nas linhas do transporte público para atender às demandas de uma parte da população vai impactar no preço do bilhete e que essa será uma escolha que a população terá que fazer. A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para análise.