Na balança: MDB volta a discutir sobre aliança ou candidatura ao governo de SC

Foto Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

07/06/2022 - 06:06 - Atualizada em: 07/06/2022 - 08:01

O MDB vai se reunir novamente para determinar os rumos do partido nas eleições de 2022. Em questão está a decisão se a sigla vai lançar uma candidatura própria, que até agora tem Antídio Lunelli como pré-candidato, ou firmar de fato uma aliança com o governador Carlos Moisés (Republicanos) para a reeleição.

O encontro está marcado para a próxima segunda-feira, 13 de junho, em Florianópolis e a convocação feita pelo presidente estadual do partido Celso Maldaner, pede maturidade e diálogo neste momento. Foram chamados para a reunião membros do Diretório Estadual e também prefeitos e presidentes municipais do partido.

Depois de um vídeo que circulou nas redes, no sábado, em que Maldaner afirmava que o MDB está com Moisés durante a visita do governador a Maravilha, cidade do presidente do partido, ele emitiu uma nota falando sobre o assunto.

“Na condição de presidente estadual do maior partido de Santa Catarina, o nosso grandioso MDB, cumpro o dever de informar que a possibilidade de uma candidatura própria ao Governo do Estado – defendida por uma ala do partido – em oposição a uma possível aliança, não significam de maneira alguma, um posicionamento definitivo”, disse Maldaner na nota.

Em outro trecho ele cita que tem a imensa responsabilidade de dirigir o MDB estadual que conta com 97 prefeitos, 67 vice, 823 vereadores, 9 deputados estaduais e 3 federais e mais de 180 mil filiados e emenda: “Não devemos nos fragmentar, de modo algum, mas antes resistir, crescer e traçar caminhos que nos garantam oportunidades de mostrar a nossa força no jogo político”, encerra o texto.

Aproximação

Ontem o ex-prefeito e pré-candidato do MDB Antídio Lunelli teve a segunda reunião em menos de uma semana com o governador Carlos Moisés. Desta vez, o deputado e presidente da Alesc Moacir Sopelsa intermediou o encontro, mas sem a presença do presidente do partido Celso Maldaner. A reunião teria sido mais um sinal de aproximação com o governador.

 

QR Code

A Prefeitura de Schroeder deu mais um passo na busca pela transparência no uso do dinheiro público. Agora, as placas de obras possuem QR Code, facilitando o acesso às informações sobre os trabalhos e investimentos. Segundo o secretário de Planejamento, Gestão e Finanças Denilson Weiss, a tecnologia vem favorecendo o acesso à informação e o Executivo está, cada vez mais, em busca de meios para modernizar os processos.

Igrejas

O prefeito de Jaraguá do Sul Jair Franzner (MDB), recebeu em seu gabinete, na na sexta passada, pastores e padres representantes de igrejas no município. A assistência social foi um dos principais assuntos tratados na reunião. Os representantes das igrejas comentaram principalmente sobre a importância das ações conjuntas entre o poder público e as entidades, especialmente nos últimos dois anos em que está ocorrendo um aumento no número de pessoas em situação de vulnerabilidade social e que buscam auxílio.

Conselho

Jaraguá registrou um aumento considerável no número de benefícios do Auxílio-Cidadão concedidos em 2021, em comparação com o ano anterior e que nesse ano, são mais de 3.500 benefícios concedidos mensalmente às famílias em situação de vulnerabilidade, sendo mais um reflexo da pandemia. Para dar sequência às discussões e troca de informações sobre a assistência social, Franzner anunciou que será criado um conselho com a participação dessas entidades e que este deve se reunir a cada três meses.