MDB prepara evento de lançamento da pré-candidatura de Antídio Lunelli ao Governo do Estado

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

24/05/2022 - 06:05

O MDB catarinense organiza para o dia 11 de junho (sábado) um grande evento de lançamento da pré-candidatura de Antídio Lunelli.

O evento está previsto para as 10 horas, em Curitibanos, no salão que fica ao lado da igreja matriz. A escolha do município se deve ao fato de estar localizado na região central do estado, o que facilita o deslocamento de pessoas de todas as regiões.

Nos últimos dias, Lunelli e o presidente estadual da sigla, deputado federal Celso Maldaner, percorreram diversas localidades de Santa Catarina, ouvindo a base e setores importantes da sociedade para a construção do Plano de Governo.

Os roteiros incluíram as regiões Norte, Grande Florianópolis, Sul e Meio Oeste e foram acompanhados por lideranças locais e pré-candidatos ao legislativo.

Para Celso Maldaner, o lançamento da pré-candidatura de Lunelli será mais um marco importante desse caminho grandioso que é a candidatura própria do MDB ao Governo de Santa Catarina. “As bases já deixaram claro que querem o MDB protagonizando a eleição de outubro. Já superamos diversas etapas e o nome de Lunelli está mais forte a cada dia. Ele será nosso candidato e esse evento só confirmará isso”, resumiu Maldaner.

Centenas de pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, pré-candidatos, deputados, coordenadores regionais, presidentes municipais, militantes, bem como representantes dos segmentos jovem, afro, mulher e diversidade devem participar do encontro.

Nos próximos dias o partido intensificará a comunicação com os diretórios municipais a fim de acelerar a mobilização e a organização das caravanas até Curitibanos.

Dória desiste da pré-candidatura à presidência

O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou sua desistência da pré-candidatura à presidência na tarde de ontem. Doria enfrentava resistência interna do partido e de outras siglas da terceira via. “Para as eleições deste ano me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve”, disse Doria ontem ao anunciar sua desistência em São Paulo.

A decisão do tucano foi anunciada um dia antes da executiva do PSDB se reunir para definir como o partido vai se posicionar na disputa presidencial de outubro. O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, defendeu uma candidatura única com MDB e Cidadania para as eleições de outubro. Logo após a desistência do ex-governador, a senadora Simone Tebet (MDB) afirmou que espera contar com “sugestões” de Doria para o programa de governo dela.

Energia e combustíveis

A Câmara dos Deputados pode votar nesta terça-feira (24) o projeto que considera essenciais bens e serviços relativos a combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo, impedindo a aplicação de alíquotas de tributos iguais às de produtos listados como supérfluos. A sessão do Plenário de terça está marcada para as 13h55.

Bens e serviços

Enquanto o PLP 18/22, do deputado Danilo Forte (União-CE), apenas considera esses bens e serviços como essenciais, proibindo a aplicação de alíquotas de supérfluos, o PLP 211/21, do deputado Sidney Leite (PSD-AM), fixa uma alíquota máxima de 5%, que pode ser aumentada para até 15% quando se tratar de progressividade ambiental, valendo para os tributos federais, estaduais e municipais.