“Luminárias de LED geram economia de 30% em Jaraguá do Sul”

O secretário Eduardo Bertoldi (E)_com o gerente da Unidade da Celesc de Jaraguá do Sul, Danilson Wolff e Diego Besen da Serrana Engenharia trabalharam no levantamento da economia gerada pela troca de lâmpadas no município | Foto Divulgação/Prefeitura Jaraguá do Sul

Por: Áurea Arendartchuk

01/05/2019 - 05:05 - Atualizada em: 17/05/2019 - 11:44

A primeira etapa do projeto de substituição de lâmpadas de vapor metálico e de sódio por luminárias de LED em Jaraguá do Sul, coordenada pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, foi concluído e já representa uma economia de 30% para o município. O cálculo de economia foi realizado em parceria com a Celesc.

A substituição iniciou há quatro meses. Foram instaladas 2.600 luminárias de LED, contemplando 65 ruas, oito praças, Calçadão da Marechal, Arena e Scar. As ruas contempladas agora são estruturais e concentram grande fluxo de veículos e pedestres, além de servirem de ligação entre bairros. As luminárias de LED geram economia e tem maior luminosidade deixando os locais mais visíveis e, portanto, mais seguros.

O secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi,  salienta que em termos de valores, podem ser considerada uma economia de R$ 30 mil nos gastos com iluminação pública nesta primeira etapa do projeto. “A utilização de luminárias de LED vem se tornando cada vez mais frequente para quem deseja reduzir as despesas com energia elétrica, já que produz luminosidade superior com um número menor de watts de potência”, acrescenta.

De acordo com levantamento da Prefeitura, o município possui um parque de 24 mil pontos de iluminação pública. Com a continuidade da troca de lâmpadas por luminárias, a tendência é o município economizar ainda mais.

O secretário Bertoldi aponta ainda outro dado importante referente ao número de chamados da população para manutenção, que teve uma redução de 4%, desde o início da troca das lâmpadas por luminárias de LED.

As luminárias são sustentáveis e duram quatro vezes mais do que as lâmpadas de vapor metálico e de sódio, diminuindo consideravelmente a necessidade de manutenção e, consequentemente, o custo envolvido no processo.

Na segunda etapa do projeto serão contempladas mais 68 ruas, onde serão instaladas mais mil luminárias de LED.

Carnês de IPTU

A Prefeitura de Guaramirim já disponibilizou os carnês de IPTU e Coleta de Lixo  para impressão por meio do site guaramirim.atende.net.

O morador que preferir retirar o carnê de pagamento impresso, deve aguardar até o dia 13 de maio e depois pode procurar a sala comercial localizada na rua 28 de agosto, nº 2177 (das 8h às 17h).

O pagamento pode ser feito em cota única até o dia 14 de junho com 12% de desconto  e até o dia 15 de julho com 7% de desconto.

O valor total do IPTU também pode ser parcelado em até seis vezes, sendo o primeiro vencimento para 14 de junho. Neste ano, a previsão foram emitidos 19,9 mil carnês de IPTU e 13,2 mil de coleta seletiva.

Apoio para eleições de Conselheiros

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado votou recentemente a proposta que altera o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) para determinar que, se for necessário, serão  usadas urnas eletrônicas e o próprio sistema eleitoral para as eleições dos conselheiros tutelares que ocorrem em outubro.

A preocupação está em torno de que alguns municípios do Brasil estariam cancelando as eleições por não terem condições de organizar as eleições para os Conselhos Tutelares.

A eleição unificada para Conselheiros Tutelares será realizada em todo o país, e dada a relevância das funções por eles exercidas, é importante que o pleito eleitoral transcorra de forma democrática, assegurando a igualdade de participação de todos os pretendentes ao cargo.

Alertas da Defesa Civil

Mais de 6,1 milhões de usuários já cadastraram seus CEPs para receber mensagens SMS da Defesa Civil Nacional. Os estados que se destacam com maior número de cadastros são: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

O serviço, gratuito, informa previamente sobre a ocorrência de chuvas intensas, vendavais, deslizamentos e outros fenômenos naturais com potencial de riscos à população.

Desde o lançamento do serviço, em fevereiro de 2017, cerca de 11 mil alertas já foram encaminhados a todas as regiões do Brasil. Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199.

Aviso pela TV

A importância dos alertas também levou a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional, a buscar outras formas para fazer com que as mensagens cheguem à população. Está em testes o envio desse conteúdo via TV por Assinatura e sem a necessidade da realização de cadastro. A expectativa é que a novidade seja implementada ainda neste semestre.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?