“Exemplo: mais dois bairros de Jaraguá do Sul terão rede coletora de esgoto”

Foto Arquivo OCP News

Por: Áurea Arendartchuk

25/04/2019 - 05:04

A Prefeitura de Jaraguá do Sul e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) realizam nesta quinta-feira (25) a assinatura da ordem de serviço para implantação da rede coletora de esgoto sanitário nos bairros Jaraguá 84 e Jaraguá 99.

A assinatura será na Escola municipal Antônio Estanislau Ayroso, que fica no bairro Jaraguá 99.

Segundo o presidente da autarquia Ademir Izidoro, com mais esta obra de saneamento no município, Jaraguá se encaminhará para 90% de tratamento de esgoto com investimento de quase R$ 10 milhões.

A cidade é exemplo para o Brasil na questão do saneamento básico, atualmente 82% da população, ou seja, 140 mil pessoas são atendidas pelo sistema de tratamento de esgoto.

Com a rede coletora a ser implantada em mais dois bairros chegará a 90%. Izidoro vai mais longe e diz que a meta do município é chegar a 100% do tratamento de esgoto na cidade.

Este índice jaraguaense é de primeiro mundo e os números provam. Segundo o Painel Saneamento Brasil, apenas 36% da população brasileira tem acesso à coleta de esgoto representando quase 100 milhões de brasileiros que não têm acesso a este serviço.

Outro dado relevante é que no Norte do País, apenas 10,24% da população tem acesso ao esgoto tratado contra 43,93%dos moradores na região Sul.

O exemplo de Jaraguá, é mais um dentre tantos que vale ser seguido.

Parceria que pode dar muito certo

Representante do Consórcio formado por três empresas que administram o Allianz Parque – estádio do Palmeiras (SP) e que já manifestou a intenção desejo de administrar o Maracanã está em Jaraguá do Sul para conhecer a Arena e a Pista de Atletismo.

Ricardo Richter, que representa o consórcio, foi recebido manhã de ontem pelo prefeito Antídio Lunelli (MDB) na Prefeitura e depois visitou a Arena Jaraguá acompanhado da secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Petry e do diretor de Turismo Marcelo Nasato.

Segundo Natália, trata-se de uma sondagem inicial do Consórcio devido ao interesse da Prefeitura em firmar futuramente uma Parceria Público Privada para atrair mais eventos para a Arena e a Pista.

“Atualmente a Arena tem uma agenda com mais de 100 eventos marcados até dezembro, além de manter 22 modalidades naquele espaço, inclusive a utilização pela equipe do Jaraguá Futsal, sendo um espaço mantido com a locação para os eventos.

 

Nossa intenção,  com uma possível  parceria, seria de trazer ainda mais eventos esportivos e shows de destaque nacional e até internacional para o município e assim movimentar ainda o local, mas que para isso precisamos de uma empresa  que faça esta administração e captação de eventos”, conclui.

SC-108 continua interditada

O prefeito de Guaramirim Luís Antonio Chiodini (PP), o diretor municipal da Defesa Civil Ezequiel de Souza e o coordenador regional da Defesa Civil Estadual Osvaldo Gonçalves estiveram ontem no km 35 da SC-108, que está interditada desde fevereiro.

Foto Divulgação

Chiodini entrou em contato com o Deinfra e deixou claro que é contra a abertura parcial da pista, devido ao risco que ela oferece aos motoristas, já que nenhuma obra foi realizada até agora no local.

“Eu não poderia tomar uma atitude irresponsável de apoiar uma liberação onde passavam três veículos passem dois e ainda caminhões. São 14 mil veículos por dia que utilizavam esta rodovia. Acho que foi a decisão mais correta e mais sensata por parte do Deinfra nesse momento em não liberar a SC-108. Ainda mais que temos o aval da Defesa Civil para que isso não ocorra”, comentou Chiodini.

Reajuste de servidores foi aprovado na Câmara

A Câmara de Vereadores de Jaraguá aprovou, na sessão de terça-feira (23), o projeto do Executivo que concede 3% de reajuste salarial aos servidores jaraguaenses.

O valor é menor do que foi reivindicado pelo sindicato, que seria de 4,67% referente a inflação dos últimos 12 meses.

A data-base da categoria é em 1º de abril. A sessão contou a presença de sete dos 11 vereadores.

Antes da votação, o presidente em exercício Celestino Klinkoski, negou dois pedidos de vistas feitos pelos vereadores Ademar Winter e Ronaldo Magal, para que o projeto fosse debatido novamente entre a administração municipal e o sindicato.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?