Eron Giordani será vice de Gean Loureiro em chapa pelo governo do Estado

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

11/06/2022 - 06:06 - Atualizada em: 11/06/2022 - 11:29

Foi lançada, na noite de quinta-feira (9), a chapa composta por Gean Loureiro (União Brasil) como pré-candidato a governador e Eron Giordani (PSD) a vice para as eleições de outubro. A chapa ainda conta com Raimundo Colombo (PSD) para o Senado.

O ex-prefeito de Florianópolis e o ex-secretário estadual da Casa Civil estiveram em uma festa no município de Chapecó, onde ocorreu a anúncio.

João Rodrigues (PSD) foi o responsável pelo encaixe do nome de Eron à composição da chapa. Apesar de repetir por diversas vezes que “o martelo está batido”, o contexto sugere que articulações com outras siglas ainda não estão definidas.

“Gean tem os bons feitos que serão propagados pelo Oeste. Nosso trabalho é apresentar ele para Chapecó e para o Oeste”, disse Rodrigues.

O União Brasil tem na figura de Luciano Bivar o pré-candidato à presidência da República. No entanto, a aproximação com Rodrigues sugere que Gean deva manter palanque ao presidente Jair Bolsonaro em Santa Catarina.

 

MDB suspende novamente reunião

Por comunicado realizado na sexta-feira (10), o presidente do MDB no Estado Celso Maldaner avisou que está suspensa a reunião do Diretório emedebista catarinense marcada para o dia 13 de junho. De acordo com Maldaner, a decisão vem por solicitação do pré-candidato Antídio Lunelli, do líder da bancada Valdir Cobalchini e de Moacir Sopelsa, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

“Por acreditar, estar convencido e amparado por pesquisas que o perfil do nosso pré-candidato Lunelli é o que o MDB precisa e a sociedade catarinense aprova como gestor é que sigo convicto que o melhor caminho para o nosso MDB é a candidatura própria, mas respeito o que o nosso pré-candidato decidir”, destacou Maldaner.

A decisão acompanha o vai e vem da executiva e a base do partido. Enquanto a bancada de deputados estaduais e os prefeitos querem se aproximar do governador Carlos Moisés, parte da base emedebista deseja seguir com uma chapa própria encabeçada por Lunelli.

 

Presidência

O PSDB oficializou na quinta-feira o apoio à pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) para a Presidência da República. A decisão ocorreu por meio de votação da executiva nacional do partido, em Brasília. A senadora disse que o PSDB e o MDB estão unindo forças por um Brasil sem fome e sem miséria. Com a decisão, o PSDB confirma que, pela primeira vez, desde a redemocratização do País, o partido não terá um candidato próprio ao Palácio do Planalto.

Energia

A Câmara dos Deputados aprovou esta semana o projeto de lei que impede a incidência do ICMS sobre o adicional de energia elétrica das bandeiras tarifárias. A proposta será enviada ao Senado. Criadas pela Aneel para identificar com mais clareza as situações de escassez hídrica, as bandeiras tarifárias podem ser verde (sem cobrança adicional), amarela (acréscimo intermediário) e vermelhas (1 e 2). Sobre os valores das bandeiras tarifárias incidem todos os tributos que já são cobrados sobre a energia elétrica. Com a aprovação do projeto o consumidor economizará até R$ 4 a cada 100 kW consumidos, o que equivale a uma tarifa de até 27% do ICMS, cobrada por alguns estados.

Produtores rurais e hortas

Os vereadores jaraguaenses aprovaram projeto de lei, esta semana, que autoriza o Executivo a destinar R$ 240 mil para atender despesas com a manutenção patrimonial da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e aquisições de artefatos de cimento, pedras, tubos, calhas, macadame e materiais de construção para atender produtores rurais do município. A verba também servirá para compra de sementes e insumos a fim de atender as 50 hortas comunitárias da cidade e aquisição de mudas de flores para plantio nos canteiros públicos.