Dois servidores do Samae são afastados por supostas irregularidades

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

09/03/2022 - 06:03 - Atualizada em: 09/03/2022 - 08:20

Antes de seu pedido de exoneração na segunda-feira (7), o então presidente do Samae Ademir Izidoro, emitiu uma outra nota oficial. Desta vez não mais falando sobre o motivo de sua saída da Autarquia, mas colocando sobre o afastamento de dois servidores do Samae que estariam envolvidos em supostas irregularidades na execução do contrato de prestação de serviços de reposição de lajotas e paralelepípedos.

As irregularidades, segundo Izidoro, foram apuradas pela Comissão Permanente de Processos Administrativos do Samae, que emitiu um parecer ainda na segunda-feira (7), referente a uma denúncia feita em 9 de agosto de 2021, à presidência da Autarquia.

Na nota, Izidoro destaca que “com a finalização dos trabalhos da comissão, me vejo obrigado enquanto gestor público, a determinar a exoneração da Diretora de Obras do Samae, Evânia Aparecida Duarte Liebl e o afastamento do servidor efetivo Laércio Assunção Laet, responsáveis pela gestão e fiscalização do contrato investigado, respectivamente.

De acordo com a comissão, há fortes evidências de que houve negligência, ingestão, falta de controle e incapacidade dos envolvidos em gerir tanto o contrato em questão, como outros que ao longo do processo, mostraram-se igualmente falhos”, afirmou o Izidoro.

Ele informou ainda que determinou a abertura de processo administrativo e disciplinar para ambos os servidores, com o objetivo de apurar as suas efetivas responsabilidades e possibilitar o contraditório e a ampla defesa. Segundo Izidoro, o conteúdo do Processo Administrativo foi encaminhado ao Ministério Público Estadual e à Controladoria Geral do Município, para a tomada de contas.

Com a saída de Ademir Izidoro do Samae, quem assumiu ontem a Autarquia foi Eduardo Bertoldi, que até então era secretário de Planejamento e Urbanismo. A arquiteta Luciane Gosh dos Santos, assumiu a secretaria no lugar de Bertoldi.

Mulheres que atuam na saúde em Jaraguá serão homenageadas na Alesc

Para marcar o Dia internacional da Mulher, comemorado ontem, o deputado Vicente Caropreso (PSDB) homenageou três mulheres pela atuação destacada na área da saúde de Jaraguá. O plenário da Assembleia Legislativa aprovou moções de aplauso para Leonir Tschoeke krawulski, uma das primeiras parteiras do município; Irmã Ivone Antonio Fernandes, responsável pela maternidade do Hospital São José entre 1986 e 2000; e Ieda Maria Schroeder Galastri, primeira médica a atuar na cidade.

Caropreso destacou que o Dia Internacional da Mulher deve ser um dia de reflexão sobre igualdade de gênero, sobre a igualdade de oportunidades. “Meu respeito e admiração a todas as mulheres que, mesmo com tantos obstáculos, conquistam seu espaço, buscam seus direitos e fazem história”. As moções às homenageadas devem ser entregues na próxima semana na Alesc.

Delegacia da Mulher

O plenário da Alesc também aprovou uma indicação de Caropreso solicitando ao governo do Estado a construção de uma sede própria para a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso. Conforme o parlamentar, a estrutura funciona hoje em uma casa alugada, com estrutura deficitária e que não oferece o espaço adequado para o atendimento, além de carecer de investimento em móveis e equipamentos de informática. Na indicação, o deputado destacou o número elevado de ocorrências registradas na delegacia. Só no ano passado foram mais 1,8 mil boletins de ocorrência.