“Decreto das armas: presidente de associação de tiro critica voto de Amin”

O presidente da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI) Nilvo Sjoeberg disse que os integrantes da entidade ficaram indignados com o posicionamento do senador Espiridião Amin (PP)  que votou pela rejeição do decreto que flexibiliza a posse e o porte de armas no País esta semana. “O senador é daqui, conhece o povo de Santa Catarina. Usamos as armas para as competições de tiro que fazem parte de nossa tradição”, comentou.

O presidente da ACSTVI comentou ainda que faltou bom senso do senador, já que a região Norte conta com várias associações de tiro que esperavam pela aprovação do decreto de Bolsonaro.

“Há mais de 10 anos que não podemos mais participar com a carabina 22 nas competições da Schützenfest, por causa do Estatuto do Desarmamento que tornou ainda mais rígida a legislação e aí impede que a gente possa oferecer esta modalidade na festa”.

Nilvo disse que a associação torce agora para que o decreto possa ser aprovado na Câmara dos Deputados.

A votação do decreto que flexibiliza a posse e o porte de armas foi  rejeitado na noite de terça-feira (18) por 47 votos a 28. Dos três senadores catarinenses, conforme o OCP já havia apurado um dia antes da votação, Esperidião Amin (PP) votou a favor de ser derrubado e Dário Berger (MDB) e Jorginho Mello (PL) votaram em defesa. Agora a matéria vai para Câmara onde deve tramitar em comissão e depois no Plenário.

Prefeito Udo se reúne com secretarias

O prefeito em exercício Udo Wagner (PP), que assumiu na semana passada depois que Antídio Lunelli saiu de licença por 15 dias, aproveitou esta semana para se reunir com secretários, diretores e gerentes das pastas da administração. Na foto, Udo com o secretário de Educação Rogério Jung e os diretores Irio Riegel e Antonio de Souza.

Udo diz que vai elaborar um diagnóstico para entregar a Lunelli com os pontos que podem ser melhorados dentro da administração que, na opinião dele, já funciona muito bem.

Foto: Divulgação

Desburocratização 

O presidente da Associação Empresarial de Jaraguá Anselmo Ramos, elogiou a administração municipal durante encontro na Prefeitura ontem em que estiveram presentes empresários e o prefeito em exercício Udo Wagner (PP).

Ramos disse que o trabalho de desburocratização feito até agora pela administração tem auxiliado o setor empresarial e emendou: “mais um ano e meio vai ser pouco, mas a gente já conta com mais quatro”, referindo-se a possibilidade de reeleição de Lunelli e Udo.

Evasão de empresas

Outro assunto tratado na reunião foi a demanda pela duplicação do trecho urbano da BR-280. Ramos comentou que, o deputado Vicente Caropreso (PSDB) informou que o governador Carlos Moisés (PSL) deve vir para Jaraguá no próximo mês.

O grupo integrado por empresários, entidades e prefeitura para tratar sobre a duplicação do trecho urbano da 280 deve cobrar de Moisés providências. Conforme a Acijs, algumas empresas estão indo para outros estados por causa do problema de acesso à região. O presidente da entidade afirmou que o ICMS que passa no trecho urbano estadualizado da BR-280 pagaria a obra de melhoria em menos de oito meses.

 

Telemarketing

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu o prazo de 30 dias (a contar do dia 13 de junho) para que as companhias telefônicas produzam uma lista única nacional de consumidores que não querem ser incomodados com ofertas de TV, telefonia e internet. As companhias que precisam seguir essa regra são: Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo

Irmãos

Convertido em lei o Projeto da Câmara (PLC) 305/2009, garante a irmãos que frequentam a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica vagas na mesma escola pública próxima a sua residência. A Lei 13.845 de 2019 foi sancionada, sem vetos, pelo presidente Jair Bolsonaro, na terça-feira (18).

Orgulho autistas

Na tribuna da Assembleia Legislativa nesta semana, o deputado Vicente Caropreso (PSDB) destacou a celebração do Dia do Orgulho Autista, comemorado em 18 de junho.

A data tem como objetivo mudar a visão dos meios de comunicação e da sociedade sobre o autismo, passando da condição de “doença” para “diferença”.

Lanchonete

Os parlamentares jaraguaenses aprovaram em votação única, na sessão de terça-feira (18), projeto de lei que autorizando o poder executivo a outorgar permissão ou concessão de uso remunerado de lanchonete no Ginásio de Esportes Arthur Müller. A permissão é vigente até o final deste mês, sendo necessário o encaminhamento de novo edital de concorrência e atualização de valores.

Mirins

Os vereadores e suplentes mirins de Guaramirim e Massaranduba, participaram na segunda-feira (17) do Tribunal Pedagógico de Júri Temático realizado na Unisociesc, em Blumenau. O evento teve como objetivo vivenciar na prática a aplicação de um instrumento do poder judiciário. O tema foi a eutanásia.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?