Dada a largada para a campanha eleitoral 2020

Por: Áurea Arendartchuk

26/09/2020 - 06:09 - Atualizada em: 28/09/2020 - 16:42

Será dada a largada para a campanha das eleições municipais neste domingo (27). A cada eleição, são apresentadas novas regras pela Justiça Eleitoral e os candidatos e partidos precisam se adaptar para que a disputa seja justa e limpa.

Este ano em especial, diante da pandemia da Covid-19, que mudou nossos hábitos e interferiu em muitas atividades, principalmente as de contato, os postulantes às vagas nas prefeituras e câmaras municipais terão um desafio a mais: fazer uma campanha mais digital, do que pelo corpo a corpo.

Tentar conquistar o voto pelas redes sociais não é novidade nestas eleições, mas devido a circunstância em que vivenciamos, este processo se acelerou em 2020.

Ontem as juízas Cândida Inês Brugnolli e Daniela Fernandes Morelli que atuam nas duas zonas eleitorais que compreendem Jaraguá, Schroeder e Corupá, o chefe cartorário Eduardo Arbigaus, além do promotor Ricardo Viviani, ministraram uma palestra para representantes dos partidos políticos destas três cidades e da imprensa sobre a propaganda eleitoral que inicia também neste domingo.

A juíza Cândida ressalta que a campanha eleitoral será diferente este ano pela questão da pandemia, que inclusive forçou a mudança na data do pleito pela primeira vez na história, indo de outubro para novembro. Também foram estabelecidas mais regras pela Justiça Eleitoral que merecem a atenção dos candidatos.

“A internet será essencial nesta campanha, isto por conta da limitação do contato físico que será um desafio para os candidatos. A conduta de cada candidato na campanha vai demonstrar como será sua conduta depois de eleito”, completou a juíza.

Propaganda eleitoral

A propaganda eleitoral inicia neste domingo (27) para os candidatos devidamente registrados na Justiça Eleitoral.

Quem não teve o registro liberado ainda pela justiça por conta do pedido ter sido feito perto do fim do prazo que foi neste sábado (26), precisa esperar a liberação antes de sair por aí pedindo voto.

Apesar de ser recomendado o distanciamento social, estão permitidos comícios, carreatas e distribuição de material dos candidatos desde que não atrapalhem o trânsito e não se fique nas esquinas. O velho carro de som foi aposentado e não pode ser utilizado em campanha.

Na internet existem regras definidas que também facilitaram aos candidatos a abordagem de seus eleitores, mas claro, com regras que são fiscalizadas e em caso de infrações punidas pela justiça A propaganda eleitoral é permitida em sites de partidos e candidatos a partir deste domingo nos endereços eletrônicos comunicados à justiça. No rádio pode iniciar no dia 9 de outubro.

CURTAS

Candidatos

Se fala nos bastidores que os comitês de campanha dos candidatos a prefeito de Jaraguá estão bem organizados e devem vir contudo neste período para conquistar os eleitores. Do MDB o candidato a reeleição Antídio Lunelli vem com chapa pura junto com Jair Franzner e apoio de mais cinco partidos. Outra chapa puríssima é de Leandro Schmöckel, do Novo, com o Comandante Gonçalves e para completar a lista o ex-prefeito Ivo Konell (PRTB) vem com o Delegado Mioto, do PSL.

Regras

Nas eleições municipais deste ano, não tem mais a formação de coligações para o cargo de vereador. Para os cargos majoritários, que são os de prefeito, continua sendo possível a formação de coligações. Esta mudança faz com que aumentem consideravelmente o número de candidatos a vereador. Se em 2016 passavam de 120 em Jaraguá, imagine este ano. A estimativa é de que o número de candidatos ao Legislativo seja até 40% maior em relação às candidaturas de quatro anos atrás. Os números oficiais só devem ser divulgados depois que for concluído o registro final na Justiça Eleitoral.

Momentos finais

Estava chegando o fim de sexta-feira (25) e alguns partidos da região ainda decidiam os nomes de quem iriam ou não registrar para esta campanha. Aí fica a pergunta: indecisão ou falta de consenso que leva a tudo ficar para a última hora?

Notificada

A Câmara de Guaramirim foi notificada e deve emitir parecer entre segunda e terça-feira (29) de como ficará a situação do vereador Ernesto Friedemann (PL), que por conta de um processo em que ficará sem sua CNH, pode até ter os direitos políticos suspensos.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul