Crescimento industrial catarinense é superior à média nacional

Por: Áurea Arendartchuk

19/10/2021 - 06:10

Devido à crise pandêmica iniciada em março de 2020, todos os estados da federação foram impactados, social e economicamente, em maior ou menor grau. O poder de resiliência de Santa Catarina, contudo, tem atenuado os efeitos da crise, notadamente, na esfera econômica.

Temos sustentado que esta condição peculiar, é resultante da vocação empreendedora que caracteriza o nosso Estado, lhe conferindo, por conseguinte, maior poder de reação frente a crises de toda ordem, bem como, maior grau de adaptabilidade aos novos tempos.

Outro fator importante que temos destacado, é o potencial de inovação que aqui se verifica, no âmbito da nova economia digital. Santa Catarina se orienta e se conduz pelo dinamismo das ideias empreendedoras convertidas em tecnologias. Por isso, o posicionamento econômico estratégico do Estado, tem sido o de evoluir e se afirmar, gradativamente, como grande polo tecnológico industrial.

De janeiro a agosto deste ano, o Estado apresentou, no acumulado, o melhor desempenho industrial entre as unidades federativas, com alta de 20,5% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O resultado foi mais que o dobro do registrado na média nacional (9,2%). Para intensificar ainda mais tal dinamismo e positividade, restaria agora, a efetivação da tão aguardada Reforma Tributária do Governo Federal.

Espera-se que venha social e economicamente mais justa, promovendo desoneração, simplificação, uniformidade e justiça fiscal a quem consome, empreende, gera empregos e riquezas. Teríamos, então, as bases propícias para um crescimento sustentável e duradouro.