Covid-19: Jaraguá do Sul iniciou a vacinação em crianças

Por: Áurea Arendartchuk

18/01/2022 - 07:01

É inevitável o impactante caos que uma pandemia provoca em todas as sociedades, além de profundos traumas. Entretanto, é inquestionável que as respostas e soluções advenham do próprio caos. A pandemia persiste com suas derivadas ondas, porém, os índices de internação e letalidade reduziram significativamente. E a variável determinante desse novo cenário é, substancialmente, o processo de imunização em massa.

Também é notório o desenfreado fluxo de desinformação e politização dessa pandemia no contexto nacional, embora o índice de aprovação e adesão pela vacina, por parte da população brasileira, é significativamente alto. Naturalmente, as dúvidas coabitam os meios da política, do mercado e da ciência. No entanto, a ordem é avançar.

Santa Catarina vem fazendo o que precisa ser feito, e Jaraguá do Sul, particularmente, vem se tornando referência na forma de organização, prevenção e combate. É preciso continuar avançando, de forma cautelosa e coordenada. É com esta postura que o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19, instituído já no começo da pandemia, pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, agregando outras importantes entidades representativas da sociedade, iniciou no dia de ontem, mais uma etapa do processo de imunização, envolvendo, agora, o público infantil.

A Secretaria Municipal de Saúde, recebeu 960 doses de vacinas que começaram a ser aplicadas em crianças de 5 a 11 anos inicialmente. Oportuno salientar, outrossim, que a orientação do Ministério da Saúde é a de que os pais ou responsáveis por suas crianças, busquem uma recomendação prévia de um médico antes da imunização.