Comitê jaraguaense solicita mudança no modelo de isolamento definido pelo Estado

Foto Arquivo OCP News

Por: Áurea Arendartchuk

27/03/2020 - 06:03

Foi encaminhado na quinta-feira (26) ao governador Carlos Moisés (PSL), documento elaborado pelo Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19, instituído pela Prefeitura de Jaraguá do Sul e que conta com a participação de diversas entidades representativas, dentre elas a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), que solicita pedido para mudança no modelo de isolamento definido pelo governo do Estado.

No ofício ao governador, que conta com sete páginas, o Comitê destaca a boa estruturação de saúde pública em Jaraguá do Sul, além da participação efetiva da comunidade no combate ao coronavírus e os avanços obtidos nos últimos dias na orientação e implementação de medidas preventivas.

Medidas estas já adotadas como a criação de serviços de teleconsulta, ampliação do horários de funcionamento dos postos de saúde e a estruturação dos hospitais da cidade também são ressaltados.

O documento cita ainda os baixos índices de contágio verificados na região Norte do Estado, dentre estes Jaraguá do Sul. Além disso, o documento também ressalta o pioneirismo de Jaraguá do Sul na desinfecção de locais de grandes circulação e a força-tarefa para aquisição de significativa quantidade de kits para massificar a realização de testes entre a população.

É solicitado ao governador Moisés que a partir da próxima semana seja adotado o modelo de isolamento vertical, retomando-se a rotina da maioria da população, e mantendo a segregação social do grupo de risco, incluindo os idosos, mediante a implantação de diversos procedimentos a serem definidos e também da avaliação diária da situação.

A presidente do Comitê Emanuela Wolff, comenta que os dias de restrições foram muito importantes para o município.

“Reestruturamos todo sistema de saúde nos postos, definimos ações conjuntas com os hospitais. Estamos preparados para atender possível aumento de demanda, criamos protocolos que podem servir de modelo. Por isso, pedimos ao governador que avalie a possibilidade de implantarmos agora um novo modelo de isolamento. O Comitê sentiu a necessidade de apresentar a demanda até em função da diferença nas medidas sugeridas pelos governos do Estado e da União ”, explica Emanuela.

O presidente da Acijs e do Centro Empresarial Luis Hufenüssler Leigue, reforça o pedido ao governador e destaca o empenho do município para conter o avanço do coronavírus, por meio deste Comitê do qual a entidade faz parte e que reúne representantes de vários setores que apoiam o município na tomada de ações estratégicas.

Leigue ressalta ainda que a Acijs também tem trabalhado na motivação para que empresas e a sociedade se engajem na estruturação do sistema de saúde do município. A Acijs coordena a Central de Prevenção que foca na divulgação de informações que promovem a sensação de mais tranquilidade, diante do cenário mundial e nacional, com o objetivo de mitigar os efeitos da pandemia na sociedade, seja quanto aos seus impactos econômicos, como nas relações pessoais.

Fundos partidário e eleitoral

O prefeito de Guaramirim Luís Chiodini (PP) divulgou esta semana em suas redes sociais, mensagem em vídeo direcionada para o presidente Jair Bolsonaro, deputados estaduais e federais, senadores e dirigentes partidários.

No vídeo, o prefeito fala sobre o momento que o Brasil passa e destaca que é preciso pensar no destino das futuras gerações e não nas eleições. O prefeito pede para que o dinheiro destinado ao Fundo Eleitoral e ao Fundo partidário que somam juntos mais de R$ 3 bilhões sejam destinados para a Saúde no combate ao coronavírus.

“As eleições devem ser definidas no voto, que é o direito do cidadão. Peço que me ajude fazer com que esta mensagem chegue ao conhecimento do presidente da República para que tenha nosso apoio e faça esse gesto pelo povo brasileiro”, destacou Chiodini.

Fundo solidário

A Prefeitura de Guaramirim, Associação Empresarial (Aciag), CDL, Bombeiros Voluntários, Policia Militar e Hospital Santo Antônio, criaram o Fundo Solidário de Guaramirim, para auxiliar o sistema público de saúde na prevenção e combate a pandemia do coronavírus (Covid-19).

Os recursos serão utilizados para o sistema de segurança e saúde para aquisição de EPIs (Equipamentos de proteção individual) máscaras, luvas, respiradores de ar fundamentais aos pacientes crônicos com a doença, kits de análise rápida do vírus, entre outros itens. Para isso foram abertas contas bancárias nas Cooperativas de Guaramirim: CREVISC, SICREDI e SICOOB, para receber doações específicas ao enfrentamento do Covid-19.

CURTAS

Suspensão

A Câmara de Jaraguá do Sul prorrogou por mais sete dias a suspensão das atividades como medida preventiva à propagação do novo coronavírus, atendendo o Decreto do Governo do Estado. Na quinta-feira (26), a sessão que aconteceu foi extraordinária e a retomada dos outros encontros entre os vereadores ocorre no dia 2 de abril.

Votação

Na sessão extraordinária de quinta-feira (26) da Câmara jaraguaense foi aprovado o projeto de lei em regime de urgência e unanimidade de votos, a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento do Gabinete do prefeito Antídio Lunelli (MDB) no valor de R$ 800 mil, para atender despesas com a manutenção das ações da Defesa Civil.

O Executivo reforça que a Defesa Civil organiza o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.

Retirado

Por solicitação da Prefeitura de Jaraguá, foi retirado ontem de votação o projeto de lei que concederia a revisão geral anual dos servidores públicos. A justificativa, justa por sinal, é embasada por conta da responsabilidade que é inerente a função da administração municipal, e considerando a situação enfrentada atualmente pela pandemia do coronavírus, com reflexos sociais e econômicos ainda impossíveis de estimar.

Adiantamento

A Prefeitura de Corupá vai antecipar os salários dos servidores públicos municipais e realizar o depósito ainda nesta sexta-feira (27). A medida pretende evitar aglomerações em agências bancárias do Município no mesmo período que aposentados recebem seus benefícios. O salário é usualmente depositado nas contas dos servidores no dia 31.

Segundo o prefeito João Gottardi (PSD), a medida é justamente para evitar que muitas pessoas vão ao mesmo tempo nas agências bancárias na semana que vem e assim evitar aglomerações. A orientação para os aposentados que possuem pessoas de extrema confiança perto é pedir para elas buscarem o benefício na agência bancária.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema: