Caropreso pede audiência pública urgente para tratar da sobrecarga do sistema de saúde

Por: Áurea Arendartchuk

26/05/2022 - 06:05

 

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aprovou a realização de audiência pública para tratar da falta de leitos pediátricos na rede pública de saúde de Santa Catarina. A proposta foi apresentada pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) durante reunião ontem (25). Ele pediu urgência na definição da data para a realização do debate, diante da gravidade da situação que sobrecarregou o sistema de saúde.

O deputado explicou que a realização de uma ampla discussão sobre a questão foi solicitada pela Associação Catarinense de Medicina e demais entidades médicas.

“Vamos reunir governo, sociedade, entidades e representantes dos hospitais para tratar dessa situação que tem se agravado a cada dia. É preciso uma estratégia clara para enfrentar o atual cenário de aumento drástico de casos de crianças precisando de tratamento de síndromes respiratória”.

Vacina

Na reunião, o deputado Caropreso também fez um apelo para que o governo do Estado reforce ações de divulgação para estimular a vacinação contra o vírus da influenza (gripe) e da Covid-19. Ele alertou para a baixa procura pelos imunizantes na rede pública. A secretária de Estado da Saúde confirma a preocupação do parlamentar e destaca que apenas 50% das pessoas entre 18 e 60 anos voltaram para tomar a dose de reforço contra a Covid.

Agenda cheia

O pré-candidato a governador Antídio Lunelli (MDB) participou ontem de reuniões em Florianópolis. Uma delas com o deputado estadual do mesmo partido Fernando Krelling. Lunelli também realizou na noite de ontem uma palestra em Barra Velha em um evento que marcou o Dia das Costureiras. Amanhã o pré-candidato parte para um roteiro pelo Meio-Oeste catarinense, acompanhado do presidente do MDB, Celso Maldaner. Fazem parte da agenda visitas e reuniões em Campos Novos, Videira, Fraiburgo, Arroio Trinta, Salto Veloso e Pinheiro Preto.

Foto: Divulgação

 

Ministro da Saúde em Jaraguá

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga deve visitar Jaraguá do Sul no fim de semana. A informação foi passada com exclusividade à Coluna Plenário na tarde de quarta-feira (25). A vinda de Queiroga estaria programada para sábado (28) e a articulação de sua visita ao município estaria sendo feita pelo senador Esperidião Amin (PP).

Fazem parte da agenda do ministro, visitas aos hospitais Jaraguá e São José e um almoço com autoridades e políticos no Restaurante Típico Malwee. Queiroga assumiu o Ministério da Saúde em 23 de março de 2021 com o objetivo de reforçar as ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, principalmente na coordenação da maior campanha de vacinação da história do País.

Compra conjunta

Uma indicação aprovada na terça-feira na Câmara jaraguaense pede ao Executivo que adote um sistema de compra conjunta entre os diferentes órgãos do Poder Público Municipal. O pedido é de autoria dos vereadores do Novo, Rodrigo Livramento e Sirley Schappo. Para fazer a solicitação, eles se basearam nos princípios da economicidade e da eficiência, previstos no artigo 37° da Constituição Federal. Livramento usou a tribuna da Câmara para defender a ideia e afirmou que o Tribunal de Contas do Estado já sugeriu a adoção da compra conjunta aos municípios catarinenses e que estas podem abranger a Prefeitura, a Câmara de Vereadores, Samae, Issem e Fujama.