Câmara promove audiência pública sobre transporte coletivo de Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Áurea Arendartchuk

15/03/2022 - 06:03

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realiza na sexta-feira (18) audiência pública para debater o transporte público do município. O evento acontece no plenário Victor Bauer, a partir das 8h.

O requerimento para a realização do evento foi do vereador e líder do governo no Legislativo, Luís Fernando Almeida (MDB). Para o encontro, foram convidados técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo responsáveis pela gestão do Contrato de Concessão do Serviço Público de Transporte de Passageiros do Município, representantes da Procuradoria Jurídica da Prefeitura, da Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (AGIR) e da empresa concessionária do serviço de transporte público Senhora dos Campos.

O debate servirá, principalmente, para dirimir dúvidas e encontrar soluções para os diversos pedidos de retomada e de ampliação de linhas e itinerários dos ônibus na cidade, podendo se estender para outros tópicos. Ao defender a realização da audiência, Almeida ressaltou que a discussão deve ter um caráter estritamente técnico e jurídico, a fim de encontrar respostas para os pedidos e reivindicações da população.

O parlamentar entende que, em vários pontos, o serviço de transporte público precisa melhorar. “Peço a participação de todos para que a gente possa entender o problema e buscar em conjunto uma solução, pois nós sabemos que falta itinerário e que tem pessoas desassistidas. O problema nós já sabemos que tem, cabe agora sentarmos e discutirmos isso”, explicou.

O evento terá a participação do público que poderá comparecer ao plenário nesta sexta-feira, além de ter transmissão ao vivo pelos canais da TV Câmara Jaraguá do Sul no Facebook e no Youtube.

 

Atenção primária

A Câmara de Vereadores de Jaraguá aprovou na semana passada um projeto de lei que autoriza o Executivo a destinar R$ 1,5 milhão para investimentos na Secretaria Municipal de Saúde. Metade desse valor será utilizado no pagamento de servidores que trabalham na Atenção Primária em Saúde. A outra metade será utilizada na manutenção patrimonial da pasta, como a compra de mobiliário para o Centro de Especialidades Odontológica (CEO) e a reforma do telhado da Policlínica Dr. João Biron (Centro Vida), ambos no Centro.

Veículos

Parte dos recursos também será destinada para a compra de um micro-ônibus e uma minivan. Esses veículos são utilizados pela Secretaria para transportar pacientes que precisam realizar tratamento em outras cidades e estados, como cirurgias complexas e cardiológicas. Cerca de 125 pessoas fazem tratamento fora de Jaraguá do Sul todos os meses. A Secretaria explica que é preciso renovar a frota existente para dar mais segurança e conforto à população, além de economizar com a sua manutenção.

Sugestões

A Prefeitura de Schroeder iniciou uma ação para acolher sugestões da população para obras e serviços a serem oferecidos pelo Município. Para isso, foram instaladas urnas em pontos da cidade como recepção das principais repartições públicas, a Prefeitura, a Casa do Cidadão, unidades escolares e postos de saúde. O objetivo é aproximar ainda mais a comunidade da Administração Pública. A pessoa pode anotar elogios, reclamações e sugestões, sendo que a ideia é indicar melhorias para a cidade.