Câmara de Jaraguá do Sul inicia novo ano legislativo com sessões presenciais

Fotos: Gabriel Vieira/Assessoria Câmara de Jaraguá do Sul

Por: Áurea Arendartchuk

03/02/2021 - 06:02

O Legislativo jaraguaense iniciou na terça-feira (2) a primeira sessão do ano e do novo mandato (2021-2024).

As sessões da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul voltam a acontecer de forma presencial depois de terem sido realizadas virtualmente desde 26 de março do ano passado por causa das medidas de distanciamento decorrentes da pandemia da Covid-19.

A decisão de retomada das sessões presenciais foi tomada pelo presidente Onésimo Sell (MDB) em conjunto com a Mesa Diretora da Casa. As sessões ainda não podem contar com a presença do público que consegue acompanhar as sessões pelas redes sociais da Câmara.

“Lógico que nós tomaremos todos os cuidados. Vamos seguir todos os protocolos de segurança para que as sessões possam transcorrer com bastante tranquilidade”, enfatizou o presidente Sell.

Projetos

Por ontem ter sido a primeira sessão da nova legislatura, não foram votados projetos de lei, já que estes ainda têm de passar pelo setor jurídico da Casa de Leis e pelas comissões parlamentares antes de irem à votação. As comissões foram formadas por meio de votação. Vários projetos já deram entrada na Câmara, alguns do Executivo e outros dos vereadores, e em breve estarão aptos a serem votados.

Destaques

Entre os projetos que vão começar a tramitar no Legislativo jaraguaense e que ganham destaque por atender um apelo popular e de moralidade estão o que determina perda do mandato do vereador que assumir cargo de Secretário Municipal ou qualquer outro cargo comissionado na Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul e suas Secretarias.

Este projeto é assinado por todos os 11 vereadores da Casa: Ademar Braz Winter (PSDB), Anderson Kassner (PP), Jair Pedri (PSD), Jeferson Cardozo (PSL), Jonathan Reinke (Podemos), Luís Fernando Almeida (MDB), Nina Santin Camello (PP), Onésimo Sell (MDB), Osmair Luiz Gadotti (MDB), Rodrigo Livramento (Novo) e Sirley Maria Schappo (Novo).

Outro projeto que também demonstra que o exemplo deve partir dos políticos é o que Cria o Código de Ética dos Vereadores de Jaraguá do Sul de autoria dos vereadores Luís Fernando Almeida, Onésimo Sell e Osmair Luiz Gadotti.

Para que este Projeto de Resolução seja colocado em prática precisa ser aprovado um Projeto de Emenda a Lei Orgânica que institui a previsão do Código de Ética na Lei Orgânica do município de Jaraguá do Sul e que recebe a autoria dos vereadores da base governista: Ademar Braz Winter, Anderson Kassner, Jair Pedri, Jonathan Reinke, Luís Fernando Almeida, Nina Santin Camello, Onésimo Sell, Osmair Luiz Gadotti.

Primeira sessão do ano da Câmara de Guaramirim ocorreu na segunda

A primeira sessão do Legislativo guaramirense ocorreu na segunda-feira (1º) também de forma presencial. A pauta de discussão teve ao todo cinco indicações dos vereadores Jaime Decker (MDB), Matias Tomczak (DEM), Tiago Stoinski (PP) Marcelo Deretti (PP) e Ezequiel de Souza (DEM) sendo a maioria relacionada à infraestrutura como pavimentação, lombada, sinalização e parque em bairro.

Além disso, três requerimentos foram aprovados para convidar o secretário de Administração e Finanças Jiuvani Assis Assing, secretária de Educação Cláudia Chiodini e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano Romeu Butschardt Júnior para participarem das sessões.

Lira na Câmara Federal

O deputado Arthur Lira (PP-AL) é o novo presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2021-2022. O deputado alagoano foi eleito na noite de segunda-feira (1º) em primeiro turno, com 302 votos. Arthur Lira foi apoiado por um bloco formado por 11 partidos (PSL, PP, PSD, PL, Republicanos, Podemos, PTB, Patriota, PSC, Pros e Avante) e tomou posse do cargo logo em seguida à divulgação do resultado.

Como ele obteve a maioria absoluta (metade mais um) de votos dos presentes, não houve um segundo turno. Em segundo lugar na eleição, ficou o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), com 145 votos. Em seguida, aparecem Fábio Ramalho (MDB-MG), com 21 votos; Luiza Erundina (Psol-SP), com 16 votos; Marcel van Hattem (Novo-RS), com 13 votos; André Janones (Avante-MG), com 3 votos; Kim Kataguiri (DEM-SP), com 2 votos; e General Peternelli (PSL-SP), com 1 voto. Também foram registrados 2 votos em branco.

E Pacheco no Senado

O novo presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito na noite de segunda-feira (1) com 57 votos, 16 a mais que os 41 necessários.

Ele teve como concorrente a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que obteve 21 votos. Os senadores Major Olimpio (PSL-SP), Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Lasier Martins (Podemos-RS) retiraram as candidaturas para apoiar a senadora.

No seu primeiro pronunciamento como presidente, Rodrigo Pacheco reforçou o que havia falado no seu discurso como candidato, em que defendeu a “pacificação das relações políticas e institucionais”. Ele também reafirmou o compromisso com a independência do Senado, mas disse que trabalhará em prol da governabilidade.

Resultado

Em consulta feita pela Coluna e publicada no fim de semana, os deputados federais da região declaram seus votos. Fábio Schiochet (PSL), Coronel Armando (PSL) e Darci de Matos (PSD) declaram optar por Arthur Lira (PP) para a presidência da Câmara.

Já os votos vencidos foram de Carlos Chiodini (MDB) que declarou que iria com Baleia Rossi (MDB) e Gilson Marques (Novo) que afirmou que sua opção por Marcel van Hatten (Novo). Rodrigo Coelho (PSB) disse que não tinha definido o voto.

Já na consulta que fizemos aos três senadores, Esperidião Amin (PP) e Dário Berger (MDB) afirmaram que votariam em Simone Tebet (MDB) que aparecia como favorita. O eleito Rodrigo Pacheco (DEM) recebeu voto do senador Jorginho Mello (PL) e de sua bancada.