Bolsonaro sanciona lei que dá autonomia ao Banco Central

Foto: Divulgação/Agencia Câmara

Por: Áurea Arendartchuk

26/02/2021 - 05:02

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou na quarta-feira (24) o projeto de lei que estabelece a autonomia do Banco Central.

O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 10 de fevereiro, tendo como principal novidade a adoção de mandatos de quatro anos para o presidente e diretores da autarquia federal. Esses mandatos ocorrerão em ciclos não coincidentes com a gestão do presidente da República.

Conforma afirmou o presidente do BC Roberto Campos Neto, em pronunciamento durante a cerimônia de sanção, nos países que têm Banco Central mais autônomo, a inflação não é mais baixa.

De acordo com o texto sancionado, o presidente indicará os nomes, que serão sabatinados pelo Senado e, caso aprovados, assumirão os postos.

Os indicados, em caso de aprovação pelo Senado, assumirão no primeiro dia útil do terceiro ano do mandato do presidente da República. Na prática, esse formato pode fazer com que um presidente tenha que conviver com dirigentes do Banco Central indicados em mandatos anteriores durante três anos de governo.

Esta semana Bolsonaro postou mensagem em seu Twitter sobre a sanção do projeto de lei : “Sancionamos a lei que garante autonomia do Banco Central. Tema discutido há mais de 30 anos no Congresso Nacional.”

 

PP convida Antídio para ser o candidato do partido para o governo de SC

Depois colocar seu nome à disposição para candidatar-se ao governo do Estado em 2022, o prefeito Antídio Lunelli (MDB) está recebendo convites de vários partidos para que ele seja o futuro candidato, caso o nome dele não seja o de consenso nas prévias do MDB que devem ocorrer em agosto.

Nesta quinta-feira (25) foi a vez de representantes de peso do PP se reunirem com Antídio para convidá-lo para fazer parte do partido e ser o candidato da sigla a governador. O presidente estadual do PP, deputado Silvio Dreveck, o presidente municipal Ademir Izidoro e os vereadores Anderson Kassner e Nina Santin estiveram com o prefeito para oficializar o convite que vem do segundo maior partido do Estado.

Dreveck e Izidoro comentaram que Lunelli terá todo o apoio do partido caso queira deixar o MDB para ser o candidato do PP ao governo estadual. O prefeito afirmou que recebeu vários convites de outros partidos e disse se sentir honrado por isso. Recentemente o Podemos, também informou que Antídio tem portas abertas caso queira ser o candidato pelo partido.

Prefeito Antídio Lunelli (C) foi convidado pelos integrantes do PP para vir para o partido e ser o candidato da sigla para governador | Foto: Divulgação

Luto oficial

O prefeito de Massaranduba Armindo Sesar Tassi (MDB) decretou luto oficial de três dias por conta do falecimento do ex-vereador e ex-prefeito da cidade Ivo Bramorski, nesta quinta-feira (25). Ivo Bramorski foi prefeito e vereador em Massaranduba entre os anos de 1969 a 1972. A causa da morte não foi informada.

Mais leitos

A secretária Municipal de Saúde Cheila Patricia Rohweder informou esta semana à Coluna que o Município pretende abrir mais 10 novos leitos de enfermaria para atendimento de pessoas com Covid-19 no Hospital Santo Antônio. Atualmente o hospital já conta com 10 leitos de enfermaria para pacientes com coronavírus. Segundo Cheila, o município está seguindo tanto o decreto estadual quanto o regional que estabeleceram medidas para conter o avanço da Covid no município.

(