“Atuarei prezando pela economia na Câmara de Vereadores”, afirma Onésimo Sell, novo presidente do Legislativo jaraguaense

Por: Áurea Arendartchuk

23/01/2021 - 05:01 - Atualizada em: 26/01/2021 - 15:31

O novo presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul para este primeiro ano do mandato 2021/2024, Onésimo Sell (MDB), é o entrevistado da Coluna Plenário deste fim de semana. Sell foi o vereador mais votado no município nas eleições 2020 recebendo 3320 votos.

Grande aliado de Antídio Lunelli (MDB), Onésimo apoiou e trabalhou nas duas campanhas do prefeito que se reelegeu com 70% dos votos na eleição passada. Além disso, Sell também assumiu cargos de relevância no Executivo, dentre estes o de secretário de Obras, pasta importante e que acaba ganhando os holofotes dentro de uma administração e inclusive numa campanha eleitoral.

Conhecido por seu pulso firme e alinhado com a questão de trazer eficiência e mais resultados para o setor público, o novo presidente da Câmara Onésimo Sell destaca que pretende conduzir o Legislativo com uma boa gestão dos recursos públicos, novos projetos e parceria com a Mesa Diretora e demais vereadores.

Confira a entrevista com o presidente da Câmara de Jaraguá Onésimo Sell:

O senhor teve o maior número de votos entre os eleitos e agora assumiu a presidência do Legislativo, como pretende conduzir a Câmara neste primeiro ano de mandato e como presidente da Casa?

No Legislativo atuarei em todas as áreas e tenho como objetivo revisar e simplificar as leis e normas que regem as ações do município. Não podemos ficar sendo regidos por leis antigas, que atrapalham o desenvolvimento da cidade.

Vou apoiar e fiscalizar os recursos investidos, propor novos projetos em prol do desenvolvimento e crescimento de Jaraguá do Sul. Representar a sociedade, promovendo debates, discutindo e aprovando leis a serem aplicadas no município.

Precisamos atuar focados numa boa gestão dos recursos públicos para garantirmos um futuro de oportunidades.

Como o senhor avalia a composição da Câmara de Vereadores, que conta com apenas dois vereadores reeleitos, e, portanto, com mais experiência, e vereadores que assumiram seu primeiro mandato ou que retornam depois de um tempo fora do Legislativo?

Quanto aos vereadores reeleitos com certeza a experiências dos colegas nos ajudará nas decisões e na aprovação de proposições.

Quanto aos que estão no primeiro mandato, como no meu caso, teremos novas ideias, projetos, sendo que a população nos elegeu com o objetivo de renovar a Câmara de Vereadores.

O que o senhor espera do Poder Legislativo este ano?

Realizarmos um trabalho em conjunto com a mesa diretora e os demais vereadores, focado no desenvolvimento do município e que atenda os anseios da comunidade englobando ações em todas as áreas e em todos os bairros.

O senhor foi secretário de Obras e também é um dos fieis escudeiros do prefeito Antídio Lunelli. Em que essa experiência o ajuda no Legislativo?

Com certeza a experiência na área pública contribui e muito para o desenvolvimento do meu trabalho.

Temos que trabalhar alinhando as ações entre os Poderes Executivo e Legislativo, em prol do crescimento e desenvolvimento de Jaraguá do Sul.

O senhor vai se dedicar em tempo integral ao Legislativo ou desempenhará outra função fora da Câmara?

Atuarei em tempo integral no Poder Legislativo, me dedicando ao cargo de vereador e aos anseios e demandas dos jaraguaenses.

Que projeto ou projetos o senhor pretende colocar em prática como vereador?

Como destaquei, atuarei em todas as áreas e tenho como objetivo entregar resultados, revisar e simplificar as leis e normas que regem as ações do município.

Participarei ativamente no acompanhamento e também na elaboração do Plano Plurianual (PPA), assim como na formulação do orçamento municipal, de forma a contemplar todas as áreas com recursos suficientes.

Vou acompanhar, como legislador, a implementação do Plano Diretor, buscando a aplicação correta da acessibilidade e da segurança de todos.

Atuarei prezando pela economia na Câmara de Vereadores, valorizando cada centavo do dinheiro público, fazendo uma gestão transparente, eficiente e econômica.

Precisamos atuar focados no desenvolvimento e crescimento do nosso município e da nossa região, criando parcerias, desburocratizando e simplificando nossas ações, criando novos projetos, ouvindo e atendendo os anseios da comunidade.

 

Mais sobre Onésimo José Sell:

Idade: 46.

Formação: graduação em administração e pós-graduação em gestão ambiental e desenvolvimento sustentável.

Profissão: administrador.

Cargos públicos que ocupou:

Secretário de Obras da PMJS – 2017 a 2020;

Diretor de Administração – 2013 a 2016;

Gerente Regional da Fatma, atual Instituto do Meio Ambiente – IMA/SC – 2016;

Gerente Regional do IPREV – 2012 a 2013.

* Foi o vereador eleito com maior número de votos (3320) em 2020 para o mandato 2021/2024

 

Composição Mesa Diretora da Câmara de Jaraguá do Sul eleita para 2021:

Presidente: Onésimo Sell (MDB)

Vice-presidente: Nina Santin Camello (PP)

1° secretário: Jonathan Reinke (Podemos)

2° secretário: Jair Pedri (PSD)

*A primeira sessão ordinária do Legislativo jaraguaense será no dia 2 de fevereiro, quando inicia oficialmente a legislatura. Caso necessário, antes dessa data, o prefeito ou a Mesa Diretora pode convocar sessão extraordinária.