Alteração no PPA viabilizará estudos de parcerias público-privadas

Foto: Freepik

Por: Áurea Arendartchuk

30/11/2021 - 06:11 - Atualizada em: 30/11/2021 - 07:59

O projeto de lei n° 321/2021, que vai instituir o Plano Plurianual para o quadriênio 2022-2025, está tramitando na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul e recebeu uma emenda do vereador Rodrigo Livramento (Novo) na sessão da quinta-feira passada. A emenda foi aprovada por unanimidade e incluída no PPA, que deve ir à votação em breve no Legislativo jaraguaense.

A emenda transfere recursos de uma ação para outra. Especificamente, remaneja R$ 100 mil do Gabinete para criar a ação “Estudos de viabilidade de concessões ou parcerias público-privadas de espaços públicos”.

Segundo o autor da emenda, Jaraguá do Sul é uma cidade empreendedora que conta com vários exemplos de empresários que contribuem muito com a comunidade, por isso ele acredita que as PPPs vão ter ampla adesão. Mas, para isso, é preciso que a Administração Municipal tenha esse investimento previsto no PPA.

Livramento afirma que as parcerias vão desonerar os cofres públicos de várias despesas com a manutenção de espaços públicos, assim como aconteceu com o programa Adote um Verde e, em breve, vai acontecer com o Adote uma Área de Lazer.

O vereador acrescenta que a Prefeitura já manifestou o interesse em estabelecer parcerias público-privadas em mais locais da cidade. Ele sugere a Via Verde, o Parque da Inovação, o terminal urbano e o mercado público como alguns exemplos de espaços que poderiam ser disponibilizados para a iniciativa privada.

Lunelli realiza palestra em Gaspar

O prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli (MDB) estará na próxima sexta-feira (3) na Associação Empresarial da Gaspar (Acig) para uma conversa sobre política, gestão pública e empresarial, carreira e planos para 2022. O encontro, que é voltado para empresários, é gratuito e busca promover o debate sobre questões latentes nessa reta final de ano.

“Temos um cenário bastante desafiador para 2022, tanto de retomada econômica, como de aspectos relacionados à política, pois será um ano de eleições. E tudo isso incide sobre o empresariado. Antídio, além de gestor público, é um empresário muito bem-sucedido e que pode trazer contribuições significativas para o nosso associado”, comenta Edemar Ênio Wieser, presidente da Acig.

Desde 2019, Lunelli já fez mais de 20 palestras em associações e entidades de cidades do Estado.

Mulheres Municipalistas

Na última sexta-feira, a vereadora e procuradora da Mulher de Jaraguá do Sul, Nina Santin Camello, esteve em Florianópolis, no lançamento oficial do Movimento de Mulheres Municipalistas Catarinenses da Fecam.

O encontro debateu sobre a “Violência Contra as Mulheres”, especialmente na área política, assim como a importância de mais representatividade feminina. Hoje, dos 295 municípios de Santa Catarina, apenas 28 são liderados por mulheres e 23 possuem vice-prefeitas. Além disso, dos 295, somente 4 possuem uma mulher tanto no cargo de prefeita quanto vice-prefeita.

Na foto, Nina com a Deputada Carmen Zanotto, vereadora Cristiane Loureiro, e com a deputada Caroline De Toni.

Foto: Divulgação