Versatilidade alinhada ao conforto

foto; divulgação/Eixo 11

Por: Eixo 11

26/09/2015 - 13:09 - Atualizada em: 26/09/2022 - 16:32

Com os reflexos da pandemia do COVID-19, observamos um grande impacto na organização e adequação dos ambientes comerciais e principalmente na arquitetura residencial. As adaptações nas decorações de interiores foram fundamentais para o bem-estar e integração das famílias, pois em função do trabalho em home-office, os profissionais precisaram encontrar um espaço para alocar suas estações de trabalho.

Houve mudanças significativas nas casas e apartamentos, pois além do trabalho, outras atividades que eram realizadas fora do ambiente doméstico como exercícios físicos, atividades de lazer, estudos e refeições, tornaram-se cada vez mais frequentes nas residências.

Desta forma, uma das necessidades mais buscadas na arquitetura de interiores foi a praticidade e conforto, trazendo a tendência de ambientes versáteis e acolhedores. Os espaços, móveis e estilos de decoração, garantiram diferentes possibilidades de utilização, para atender demandas pontuais e específicas, revelando que multifuncionalidade é essencial pra valorizar ainda mais o ambiente.

O conceito de versatilidade está ligado principalmente aos móveis que podem ter mais de uma função. Uma penteadeira que vira escrivaninha, um home-office que pode ser usado para assistir à TV, afinal, os móveis versáteis também estão relacionados à praticidade tão desejada. Na construção do novo design para o home-office por exemplo, a tendência é para as mobílias que são mais simples, confortáveis e possíveis de serem realinhadas conforme as suas necessidades.

Neste espaço, é muito comum aplicar peças que possam se movimentar com facilidade, sofá componíveis, banquinhos que atendem como pufe ou mesinha de apoio, mesas menores para servir como aparador ou bancada de trabalho e iluminação, serão protagonistas fundamentais para deixar o ambiente agradável, tanto para a hora das atividades como para o descanso.

Os móveis e o layout dos cômodos também interferem nessa sensação de conforto. Os ambientes integrados estão em alta, além de móveis funcionais, lembrando que a mobília deve contar apenas com o necessário, sem exageros, com linhas simples e limpas. Esses espaços podem aparecer com vários estilos, cores vibrantes e formas orgânicas, mas o minimalismo ainda será a base da decoração.

Outra grande tendência na adaptação dos espaços residenciais pós-pandemia, e continua sendo muito utilizado, foi a valorização das áreas externas. Devido ao tempo passado em casa, os espaços externos ganharam ainda mais relevância, refletindo uma oportunidade de passar algum tempo ao ar livre e fortalecer o convívio com a família. Quintais com áreas gourmet, ambientes para jogos, piscinas, ainda que em pequenas áreas ganham a vez, e o paisagismo, com toda certeza, é um protagonista nisso tudo.

Foto: Divulgação

Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram