“Salas de jantar”

Foto divulgação.

Por: Eixo 11

16/06/2020 - 15:06 - Atualizada em: 16/06/2020 - 15:30

Como um dos ambientes mais importantes de uma residência, a Sala de Jantar se caracteriza por unir a família nos momentos diários mais importantes: as refeições. Além da alimentação, o propósito é criar um espaço confortável e harmonioso, onde a família possa estar cada vez mais conectada.

Mas você pode pensar, as salas de jantar ainda são utilizadas?

Algumas vezes elas são deixadas de lado, principalmente em apartamentos menores, pois a cozinha já vem acompanhada de uma pequena mesa de refeições. Porém, a arquitetura moderna vem trazendo um novo estilo de moradia, com ambientes integrados que promovem um uso mais frequente desse cômodo.

Tanto em residências com espaços amplos, como em apartamentos onde existe a limitação de tamanho, a sala de jantar tem seu espaço garantido. Com a tendência dos amantes da gastronomia em utilizar os “espaços gourmet” para criação das refeições (com ênfase aos que cozinham para amigos) geralmente as salas de jantar são integradas nestes ambientes.

Neles, as grandes mesas de jantar tem destaque especial, pois além do intuito de reunir amigos, valorizam a união da família.

Um dos estilos mais utilizados para as Salas de Jantar é o estilo moderno, conhecido pelo seu visual arrojado e predominância de linhas retas, proporcionando melhor distribuição do espaço com praticidade.

Mas para quem deseja usar a criatividade na decoração, explore as cores fortes, estampas e obras de arte, sempre levando em consideração seu gosto pessoal e personalidade, de forma que resulte em um ambiente apreciado e que acompanhe perfeitamente a sua rotina.

Para criar uma sala de jantar moderna mais sofisticada é interessante investir em alguns itens que levam esse requinte para o ambiente como espelhos, uma cortina leve e o lustre candelabro. O lustre pode ser feito de cristais, elemento responsável por levar todo esse luxo para a decoração.

Foto divulgação.

Ao projetar uma sala de jantar, inicialmente, deve-se ter em mente a quantidade de pessoas que irão utilizar o ambiente e qual o tamanho disponível para este espaço. Se a sala for grande, mas o número de pessoas pequeno, então você pode adicionar diversos outros acessórios para o cômodo, além da mesa de jantar, é claro.

Se o número de pessoas é grande, mas o tamanho do ambiente é reduzido, então a prioridade deve ser a mesa e, em seguida, pensar como o espaço restante pode ser decorado.

Armários de parede oferecem uma grande quantidade de espaço para armazenamento e para decoração, mas é preciso conferir os tipos de armários que combinam com o tema geral escolhido para decorar sua sala de jantar.

Se o tamanho da sala é pequeno, então pode ser interessante até mesmo desconsiderar armários e se concentrar apenas no mobiliário básico e necessário. O uso de tons pastéis melhora completamente a aparência do ambiente. Estofados, móveis, talheres, peças de arte, luzes e boa comida, absolutamente tudo pode acrescentar charme à uma sala de jantar moderna.

O ideal é observar, que na hora de usar o estilo moderno para decorar sua sala de jantar, você pode jogar com cores e padrões diferentes no ambiente.

Cada parte da sala, incluindo portas, janelas, mobiliário e itens de decoração desempenham um papel importante, então tenha certeza de que todos esses elementos combinam entre si para ter uma harmonia perfeita.

Conte com a Eixo 11 Arquitetura para lhe auxiliar na escola do modelo ideal para sua Sala de Jantar. Iremos avaliar suas necessidades e criar um ambiente especial para você!

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC A150451-7).

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram