Morar bem: Vidros reflexivos na fachada

Por: Eixo 11

26/08/2018 - 15:08 - Atualizada em: 26/08/2020 - 16:02

Com a busca constante pela inovação e tecnologia, observamos a transformação das cidades, através da diminuição da arquitetura tradicional e surgimento dos modelos mais ousados e excêntricos, que exploram uma vasta gama de materiais e técnicas construtivas.

Neste contexto, o vidro espelhado, também conhecido como vidro reflexivo, ganha cada vez mais espaço na Arquitetura. É muito fácil de ser reconhecido atualmente como o preferido para o acabamento dos imponentes prédios e construções com estilo contemporâneo. Eles conferem um visual moderno e trazem conforto para o lado de dentro da construção.

Onde usar?

O vidro reflexivo é muito utilizado para fachadas de casas e prédios. Nos edifícios comerciais é comum que todos os lados sejam inteiramente feitos desse material, abusando assim das diferentes formas e criando um design ainda mais arrojado.

As fachadas proporcionam um ar de elegância e imponência às edificações. A estética marcante não é a única vantagem, os vidros reflexivos podem oferecer também praticidade e economia.

Sejam projetos residenciais ou comerciais, o vidro reflexivo permite a integração dos ambientes internos e externos. Ou seja, a principal função do efeito espelhado é refletir os raios solares e, assim, controlar a passagem de calor para os ambientes internos. É um material extremamente seguro, tanto do ponto de vista da resistência do material quanto da proteção visual.

Uma grande vantagem da utilização desse material, é que proporcionam maior conforto térmico e melhor eficiência energética nas edificações. A economia é observada na redução de energia elétrica em aparelhos de ar-condicionado ou ventiladores, já que mantém uma temperatura mais agradável nos ambientes.

Ele pode ser usado em residências com janelas maiores, onde a passagem de luz é bastante expressiva. Em casas com o pé direito ou de dois andares com janela vertical na área da escada, é muito recomendado. Ao fazer a ligação entre o andar de cima e o de baixo, a janela com esse material garante boa passagem de luz e leveza.

Uma alternativa muito encontrada para o vidro espelhado é em uma das faces da casa, ou até como complemento a outro material já existente, como pedras, concreto, madeiras, ferro.

Residências em que a paisagem pode e deve ser valorizada, combinam com esse tipo de acabamento: garantem uma vista ampla, iluminação adequada e proteção. Além disso, garantem privacidade, já que impedem que quem está fora da casa veja algo do que acontece dentro dela.

Benefícios

  • Controle Solar – Facilita a transmissão e à reflexão de luz e calor nos ambientes;
  • Excelente Isolamento térmico – Garante a redução de até 70% da passagem de calor;
  • Economia de energia – Diminuição do uso de ar-condicionado e racionalização no uso da luz elétrica;
  • Maior luminosidade – maior incidência de luz natural no ambiente.

Os locais onde há maior incidência de raios solares são os mais indicados para a utilização do material, geralmente é aplicado em coberturas, fachadas, portas, janelas, sacadas, varandas etc. Para garantir a correta aplicação, o vidro refletivo pode ser temperado ou laminado e precisa ser instalado conforme as normas técnicas da ABNT NBR 7199.

Embora possuam estética bonita e moderna, nem sempre as fachadas reflexivas são empregadas da melhor maneira. A aparência suntuosa vista na frente de muitos prédios pode não ser muito adequada em algumas regiões. Avalie as condições solares, temperaturas e regulamentação da sua cidade para verificar a aplicabilidade.

Foto: Divulgação/Eixo11

Hoje, o mercado já disponibiliza o vidro espelhado com mais variedade, o que permite projetos mais ousados e personalizados. É possível encontrar em diferentes tonalidades, como verde, azul e fumê. Em relação ao tamanho também não há limites, eles podem ser aplicados em áreas pequenas ou grandes sem restrições e encomendados sob medida.

Além de vantajoso do ponto de vista prático e econômico, o vidro espelhado também é versátil e combina em diferentes tamanhos e modelos de casas ou prédios e garantem um toque contemporâneo na construção.

Consulte a Eixo 11 Arquitetura, para criar uma fachada com este diferencial para a sua residência.

Onde encontrar

A Eixo 11 fica na rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030.Acompanhe as novidades pelo Facebook e Instagram.