Dourado na decoração de Interiores

Foto: divulgação/Eixo11

Por: Eixo 11

05/09/2015 - 12:09 - Atualizada em: 05/09/2022 - 13:07

A cor dourada, relacionada com decoração, nos faz lembrar de mansões luxuosas, com muito ouro e objetos rebuscados, uma vez que já foi utilizada na antiguidade como um símbolo da riqueza e opulência, onde a maioria das antigas construções clássicas eram ornamentadas com ouro. Hoje, seu uso na decoração reflete luxo, sofisticação e elegância.

Dourado é uma cor versátil, que pode ser utilizada em diversos estilos decorativos modernos, seja para dar um toque especial ou realmente fazer o ambiente brilhar. Pode ser combinado com diferentes estilos, cores e materiais e também ajuda a trazer conforto e iluminar os interiores, assim como outros tons metálicos, como o cobre ou o rosé.

As infinitas possibilidades de incluir o dourado na decoração, combinado com cores claras, traz leveza e claridade para quartos e salas. Com preto, cinza ou tons escuros, fica elegante e chique, agregando sofisticação ao ambiente.

A primeira dica é investir em um clássico lustre dourado, aliado com materiais como vidro (nos pingentes), combina bem com um estilo eclético de decoração. Aqui se encaixam também os itens de iluminação, como arandelas e luminárias. Cuidado para não sobrecarregar o ambiente e procure equilibrar a escolha com peças mais básicas e de linhas retas.

Uma forma de apresentar elegância no ambiente com o tom durado é o papel de parede. Opte por um modelo neutro com pequenos detalhes dourados e combiná-lo com acessórios em tons pastel. Ele vai proporcionar um destaque incrível, seja com padrões geométricos, abstratos ou até mesmo imitando flores e plantas. Desse modo, é possível iluminar o cômodo, criando a sensação de amplitude ao mesmo tempo em que as cores claras refletem o brilho da cor.

Espelhos e quadros com molduras douradas também agregam os ambientes, através de um toque simples na decoração, mas que fará toda a diferença. Um espelho com moldura dourada, por exemplo, garante luxo ao espaço onde ele está e conseguem mudar a cara de um quarto ou sala.

Entre as opções de acessórios dourados para a decoração, invista em velas, caixas, esculturas, vasos, bandejas e aparadores de livros para dar um up em estantes, mesas e demais móveis. Além disso, cômodas ou mesas podem ganhar uma sofisticação inesperada se você trocar os puxadores das gavetas por modelos dourados.

Foto: divulgação/Eixo11

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram