“Como funcionam os pisos aquecidos?”

Imagem divulgação Eixo 11

Por: Eixo 11

24/05/2022 - 07:05 - Atualizada em: 24/05/2022 - 09:03

O piso Aquecido ou também chamado de piso térmico, é um sistema de aquecimento cuja finalidade é deixar as residências ou espaços comerciais mais aquecidos nos dias frios, criando ambientes climatizados de maneira uniforme.

Geralmente mais utilizado em países de clima frio, o piso aquecido, está tornando-se cada vez mais comum em edificações brasileiras, e sua principal vantagem é o aquecimento de todo o ambiente onde foi instalado, sem ressecar o ar ou queimar oxigênio. Ou seja, ao contrário do ar condicionado, que tende a deixar o ar seco e ter um alto custo de manutenção, os pisos aquecidos apenas aumentam a temperatura da casa sem alterar a composição do ar.

O piso aquecido, é um sistema de aquecimento instalado embaixo do piso, com o objetivo de controlar a temperatura, tendo a possibilidade de aquecer qualquer ambiente individualmente. Neste caso se torna obrigatório o uso de controles por termostatos digitais ou analógicos, possibilitando regular diferentes temperaturas na mesma residência.

A lógica de funcionamento do sistema é física básica: o ar frio desce, o ar quente sobe – como o vapor do chuveiro, no inverno. O aquecimento se dá a partir de um circuito de resistências com cabos aquecedores, colocados sob o contrapiso.

A instalação deste aquecimento, pode ser feita por um sistema que pode ser tanto elétrico quanto hidráulico. No sistema hidráulico, o aquecimento acontece através de uma tubulação com água aquecida a gás (a caldeira é geralmente instalada na cozinha, lavanderia ou garagem) que passa por baixo do concreto. Na opção sistema elétrico, o aquecimento é realizado por resistências elétricas em forma de serpentina ou através de mantas de aquecimento, também instaladas abaixo do concreto.

Imagem divulgação Envato

Atualmente, o sistema hidráulico está perdendo força, devido ao crescimento de fontes renováveis de energia, como a fotovoltaica. Isso possibilita que o sistema elétrico seja o mais vantajoso dentre os dois, devido à facilidade de manutenção e consumo eficiente de energia.

O piso aquecido é compatível com vários revestimentos, porém, os melhores tipos de piso para serem utilizados são o porcelanato e as pedras. Além da alta condutividade térmica, que significa que o calor de um cabo de aquecimento é transferido rapidamente para a superfície do piso, eles retêm o calor, tornando o sistema eficiente. Devido às excelentes propriedades térmicas, porcelanatos e pedras são ideais para uso com piso aquecido em áreas de alta perda de calor.

As madeiras e laminados também são utilizadas, porém, têm propriedades térmicas diferentes, pelas diferenças na sua adequação para utilização com um sistema de aquecimento de piso. Quanto mais densas e finas forem as tábuas, melhor será o aquecimento e mais adequadas para uso com piso aquecido.

Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram