Charme e estilo nas cozinhas pretas

Foto: divulgação Eixo 11

Por: Eixo 11

19/09/2015 - 13:09 - Atualizada em: 19/09/2022 - 14:55

Uma das tendências das cozinhas que vem ganhando força, é a utilização da cor preta na decoração. Ela traz charme e sofisticação ao ambiente, pelo estilo moderno e cheio de personalidade. Também proporciona o aconchego e bem-estar, transformando esse cantinho da casa em um verdadeiro refúgio. A cozinha preta forma um lugar perfeito para preparar e fazer as refeições e ainda é prática, além de não evidenciar a sujeira, proporcionando uma limpeza mais simples do que a decoração branca ou em tons claros.

A cor preta, sóbria e neutra, pode ser usada em combinação com outras cores, ou ainda, utilizada sozinha no ambiente. Sem falar na sua versatilidade, pois a cor neutra se adapta facilmente a diferentes estilos, como decoração minimalista, industrial, clássica e moderna, seja ela grande ou pequena.

Uma das cores mais utilizadas na composição da cozinha preta é o branco, um clássico que nunca sai de moda, podendo ser decorada em diferentes estilos, pois as cores são neutras e elas se harmonizam facilmente em um ambiente moderno, retrô, clássico ou sofisticado. Também se torna uma excelente aplicação, pois auxilia na iluminação, pois o branco ajuda a manter o ambiente mais claro, principalmente nas cozinhas pequenas visando manter no ambiente a sensação de amplitude. Uma ótima dica é deixar o branco apenas nos revestimentos e piso e usar o armário de cozinha preto para que o ambiente fique mais moderno.

O projeto de iluminação, deve ser bem planejado, pois o preto pode acabar sobrecarregando o ambiente e deixando-o mais escuro. Mas não é porque você não tem uma cozinha ampla e bem iluminada que não é possível usar a cor no projeto. Para fugir desse problema a solução é buscar luz. Se a sua cozinha tiver o privilégio de possuir janelas, então deixe a luz natural entrar. Caso contrário, invista em iluminação artificial, com luzes direcionadas e / ou iluminação embutida. Lembrando que a cozinha é um ambiente que precisa de uma boa luz para preparar os alimentos um bom projeto de iluminação é indispensável.

Algumas combinações ficam excelentes na decoração da cozinha preta, como o uso de elementos metálicos, como inox ou prata, remetendo ao estilo industrial moderno e contemporâneo. A madeira também tem muita afinidade com a cor preta, sendo ideal para compor com texturas para quem deseja um ambiente acolhedor e levemente rústico sem abrir mão da modernidade e elegância. Para um ambiente mais nobre e formal, invista em madeiras de tom escuro, já para criar uma cozinha mais jovial e moderna, os tons claros de madeira, como a pinus, por exemplo, são a melhor opção.

Foto: divulgação eixo 11

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram