Presidenciáveis em SC

Por: Pelo Estado

10/06/2018 - 12:06 - Atualizada em: 11/06/2018 - 12:53

Começa na segunda-feira (11), em Florianópolis, o Congresso de Prefeitos, promovido pea Federação Catarinense de Municípios (Fecam). O evento segue até quinta-feira (14) e tem como tema principal “Cidades para pessoas, soluções para municípios”.

Chama a atenção o número de pré-candidatos à presidência da República que confirmaram presença em debate que será promovido durante o Congresso de Prefeitos. Aproximadamente 1.500 lideranças municipais terão a oportunidade de ouvir as propostas de oito presidenciáveis.

São eles Aldo Rebelo (SOL), Álvaro Dias (PODE), Ciro Gomes (PDT), Flavio Rocha (PRB), Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo) e João Goulart Filho (PPL). O debate está marcado para o penúltimo dia do evento, quarta-feira (13). Cada um terá 30 minutos para explanação, em horários sequenciais, das 8h30 às 12h30min. O presidente da Fecam, Volnei Morastoni (MDB), adiantou que todos receberão um documentos com as demandas de Santa Catarina.​

Cidadão Carioca

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, foi homenageado nesta sexta-feira (8) pela Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro. Ele recebeu o título de Cidadão Honorário Carioca  pelos serviços que prestou à cidade ainda quando era presidente da Embratur. Seu envolvimento com a situação da criminalidade na Capital fluminense, que atrapalha a atividade turística, resultou na campanha “Rio de Janeiro a Janeiro”.

A iniciativa foi do vereador Carlo Caiado (DEM), acatada por unanimidade pelos demais vereadores. Agora, na condição de ministro, o catarinense Lummertz está preocupado em garantir segurança jurídica para investidores e empreendimentos voltados ao Turismo. Para ele, o que trava o desenvolvimento do setor, principalmente em Santa Catarina, é a falta de diálogo na busca por soluções que contemplem empreendedores e preservacionistas.

Chega de indecisão

O presidente do MDB-SC, deputado federal Mauro Mariani, está cansado da indefinição de seu partido. Seu nome foi lançado há meses como o pré-candidato, mas o governador Eduardo Pinho Moreira nunca deixou muito claro, especialmente depois que assumiu o Executivo, se está dentro ou fora do páreo.

A imprensa especula, mas nunca recebe uma resposta definitiva das lideranças emedebistas. Para acabar com isso, Mariani convocou uma reunião da Executiva estadual do partido, para a próxima segunda-feira de manhã. Se vai sair fumaça branca, ninguém sabe. Mas, pelo menos internamente, os pingos e os is devem se encontrar.

Enquanto isso,
o governador Pinho Moreira está focado mesmo é em recuperar a atividade econômica de Santa Catarina e em retomar o equilíbrio das contas do Estado. Ontem, em Florianópolis, ele lançou oficialmente a campanha Compre de SC, com o apoio da imprensa e das entidades representativas do setor produtivo.

Em sua manifestação no ato de lançamento, acompanhado pelo vice-presidente da ADI-SC, Adriano Kalil, o governador exemplificou: “Se o cidadão compra uma geladeira fabricada em Santa Catarina, o imposto que fica para o Estado é de R$ 300,00. Se compra o mesmo produto de outro estado, ficam aqui somente R$ 100,00”.

Entre os muitos ilustres que embarcaram no Aeroporto Internacional de Florianópolis para Chapecó, a fim de participar do ato de lançamento da pré-candidatura de Gelson Merísio (PSD) ao governo do Estado, estava o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP). Ele foi candidato a vice nas eleições de 2014, compondo na chapa de Paulo Bauer (PSDB). Questionado na fila de embarque se poderia voltar a assumir a posição, respondeu de bate-pronto: “Não! Vou cuidar de Tubarão”.

Bruxa solta

Políticos têm que ficar super atentos a seus atos. Um deslize pode significar perda de mandato e uma série de outras punições da parte da Justiça. No final da tarde de ontem, por exemplo, o Ministério Público (MPSC) divulgou nota informando a condenação do ex-prefeito de Lages Elizeu Mattos a 24 anos de prisão pelos crimes de organização criminosa, fraude à licitação e corrupção passiva. Ainda cabe recurso, mas o estrago à imagem do político já está feito.

Os hábitos de consumo e comportamento na era digital trazem uma nova relação entre marcas e consumidores. Para auxiliar novos empreendedores a entender a evolução deste mercado, o Sistema de Inteligência Setorial (SIS), do Sebrae-SC, disponibiliza, até o dia 20, uma pesquisa online na qual os participantes respondem sobre comportamento de consumo, preferências e formas de interação com marcas e prestadores de serviço nas áreas de beleza e bem-estar. A pesquisa está disponível em https://bit.ly/2Jh9ma0