Pelo Estado com Andrea Leonora | É cam-pe-ão!

Por: Pelo Estado

27/01/2018 - 08:01

O título nada tem a ver com resultados de competições esportivas e tampouco antecipa a vitória de uma escola de samba. A comemoração aqui não abrange apenas os torcedores desse ou daquele time, dessa ou daquela agremiação carnavalesca, mas toda a população de Santa Catarina, que mais uma vez ficou na liderança nacional na geração de empregos, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Ministério do Trabalho/Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O saldo positivo em 2017, de 29.441, coloca o estado na ponta de cima do ranking, cuja última posição é ocupada pelo Rio de Janeiro, com saldo negativo de mais de 92 mil vagas. Ainda nos Estados Unidos, onde estava em missão, o governador Raimundo Colombo comemorou desempenho catarinense. “Santa Catarina foi o estado que mais gerou empregos em termos absolutos. Nossa estratégia foi certa e eu quero cumprimentar a todos os trabalhadores catarinenses, a todos os empreendedores. Com certeza essa é a maior conquista de 2017.” De acordo com matéria publicada no site da Federação das Indústrias (Fiesc), esse comportamento deve se manter em 2018. É que a Pesquisa de Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) alcançou 61,1 pontos, o maior valor desde agosto de 2010 da escala que vai de zero a cem. “Para manutenção dessa expectativa ao longo de 2018, será fundamental o avanço das reformas, especialmente a da Previdência”, declarou na ocasião o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.

Alerta

Excesso de chuvas e altas temperaturas criam o ambiente ideal para a proliferação de mosquitos, incluindo o temido
Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika vírus, chikungunya e a febre amarela. A situação de Santa Catarina é de alerta. A Secretaria de Estado da Saúde divulgou que dos 295 catarinense, 63 são considerados “infestados pelo mosquito Aedes aegypti”. O número de focos encontrados de 31/12/17 a 20/01/18 é 21% maior que o registrado em igual período entre 2016 e 2017. A maior concentração de municípios infestados está na região Oeste.

Oportunidade

A Rede de Investidores Anjo de Santa Catarina (RIA-SC), iniciativa da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), em parceria com a Anjos do Brasil, abre nova rodada de seleção. Empresas de todo o estado têm até o dia 20 de fevereiro para inscreverem seus projetos no site www.anjosdobrasil.net. As selecionadas participarão do 9º Fórum
RIA-SC, em março, em Florianópolis.

Falando nisso…

As empresas de tecnologia catarinenses estão de olho no mercado para além do estado. A startup 1Doc, desenvolvedora de tecnologia em gestão pública, participará do III Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí, em Piçarras, no dia 7 de fevereiro. Na sequência, realizará eventos sobre gestão eficiente nas cidades nordestinas de Itabaiana (PB) e Carpina (PE).