“Mais segurança no trânsito”

Por: Pelo Estado

27/08/2018 - 09:08 - Atualizada em: 27/08/2018 - 09:41

Você sabia que ao longo de 2017 os acidentes de trânsito resultaram em 1.554 mortes em Santa Catarina? A situação é tão grave que já passou a ser tema de acompanhamento pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Desse total, 80% eram homens, a maior parte em idade produtiva. Entre as vítimas, 534 estavam em carros, 504 em motos, 231 eram pedestres e 82 eram ciclistas. Blumenau lidera a lista de vítimas fatais em acidentes de trânsito, com 79 registros no ano passado. Joinville, com 76, vem logo atrás, seguida de Chapecó (66) e São José (62).

Todas essas informações foram divulgadas em maio pela DIVE e vêm à tona novamente porque hoje pela manhã, no Centro Administrativo, em Florianópolis, a Associação de Diários do Interior (ADI-SC), em ato com o governador Eduardo Pinho Moreira, assinará termo de adesão à campanha Mais Segurança no Trânsito, lançada pelo governo do Estado no mês de junho.

Além da ADI, assinarão o protocolo de intenções a Adjori-SC e a Acaert, entidades que também representam segmentos da mídia regional. A responsabilidade é de todos e cada um deve fazer a sua parte para reduzir esses números.

Construção coletiva

Em Joinville, maior colégio eleitoral catarinense, Esperidião Amin (PP) apresentou suas propostas para a atuação no Senado e pediu a colaboração do deputado estadual e candidato à reeleição Patrício Destro (PSD). Esperidião destacou que aquele era um rascunho e ressaltou a importância de Destro analisar as sugestões. O deputado, que fez carreira em emissoras de TV e rádio de Joinville, ficou de colaborar com a construção coletiva do documento.

Mapa do Caminho

O candidato ao governo do Estado pela Rede Sustentabilidade, Rogério Portanova, mantém uma agenda agitada de campanha. Nos últimos dias teve compromissos em São José, Blumenau, Lages e Chapecó.

Em São José, conversou com a direção do Hospital Regional para incorporar às propostas da Rede SC – consolidadas no documento Mapa do Caminho – necessidades como a construção de um novo centro cirúrgico. O Regional é recordista em atendimentos em todo estado, sendo o único que dispõe da linha cirúrgica completa para casos de trauma.

Já em Blumenau, além de entrevistas (foto), Portanova se reuniu no sábado (25) com candidatos à Assembleia e à Câmara Federal para discutir a situação ambiental da região e a proposta de duplicação da BR-470. Acompanhado também de candidatos proporcionais, esteve em Chapecó neste domingo (26), onde visitou as aldeias indígenas. Hoje, Rogério Portanova participa de uma sabatina na Unochapecó e depois segue para Lages.

Correria

Com um tempo menor para fazer campanha, os candidatos estão correndo para conciliar as agendas e cobrir todo o estado. Mauro Mariani e Napoleão Bernardes, candidatos a governador e vice (MDB e PSD, SC quer mais) já passaram por quase todas as regiões nos primeiros 11 dias de campanha oficial, sempre ouvindo e recolhendo demandas locais e regionais.

Rio Negrinho e Blumenau, cidades que já foram administradas pelos candidatos, são apenas dois exemplos. Somam-se aí Joinville, outras cidades do Vale do Itajaí, Florianópolis, Antônio Carlos, São João Batista, Canelinha, Laguna, Tubarão, Criciúma, Camboriú, Campos Novos, Videira, Joaçaba… ufa! E é só o começo!

Apoio

No último sábado (25), o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (PSB), anunciou o apoio aos candidatos da coligação “Aqui é trabalho” ao Senado, Esperidião Amin (PP) e Raimundo Colombo (PSD). Justificou a decisão dizendo ter “carinho pela biografia e história” de ambos e destacou a importância de ter os dois representando Santa Catarina no Senado. O ato contou com a participação do ex-deputado Paulo Bornhausen, de dirigentes do PSB estadual e municipal.

Credenciamento 

Depois de quase uma década, Hospital São José, de Criciúma, vai se tornar referência em oncologia pediátrica. O credenciamento do São José era reivindicado desde que o centro oncológico ficou pronto, há 10 anos. Com toda a estrutura necessária para os principais tratamentos oncológicos pediátricos, o hospital não aparecia na lista de unidades aptas a receber pacientes que, por conta disso, eram destinados para Lages, Joinville ou Florianópolis.

Para o Sul de SC

Em abril deste ano, procurado pela direção do hospital e da Casa Guido, entidade assistencial para crianças com câncer e familiares, o deputado Cleiton Salvaro (PSB) iniciou as tratativas junto à Secretaria de Estado da Saúde. A boa notícia veio na semana passada, depois de uma série de vistorias e reuniões. A unidade vai receber crianças de toda a região Sul catarinense.