“Há 25 anos, programa da ONU ajuda empreendedores brasileiros”

Por: Pelo Estado

08/06/2018 - 08:06 - Atualizada em: 08/06/2018 - 08:52

O curitibano Heros Ribeiro Ferreira dedicou 20 anos de sua vida ao esporte e à vida acadêmica no eixo Rio-São Paulo. Decidido a se instalar em Santa Catarina com a esposa, Pamela Gill Ferreira, optou pela Praia dos Amores, em Balneário Camboriú, com o plano de abrir uma empresa.

Uma das primeiras iniciativas foi procurar o Sebrae-SC e se inscrever no Empretec, metodologia criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e considerado um dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo. Heros admite que faltava visão empresarial, normal na transição de empregado para empreendedor/empregador.

A insegurança foi superada e apenas um mês depois da conclusão do curso o casal abriu a Hero Sport Science – Clínica de Performance Esportiva. Este é apenas um dos muitos cases de sucesso do Empretec em Santa Catarina. O diretor de Administração e Finanças do Sebrae-SC, Sérgio Cardoso, explica que o foco do Empretec é “despertar e potencializar o comportamento empreendedor do participante”, Com isso, melhora a gestão do negócio, aumenta a competitividade das empresas e, em consequência, a economia sai fortalecida.

A gerente da Unidade de Empreendedorismo e Inovação do Sebrae-SC, Mariana Grapeegia, conta que pesquisa do Sebrae realizada no mês de março identificou média de 9,2 pontos dos clientes atendidos em 2017, sendo que 76,5% estão muito satisfeitos e atribuíram notas 9 ou 10. “O Brasil é referência mundial na condução do seminário Empretec, seja na satisfação, no impacto, na gestão, na qualidade das equipes de facilitadores e selecionadores, entre outros”, disse. A metodologia é aplicada em todos os estados do país. Desde junho de 1993, quando chegou ao Brasil, mais 240 mil pessoas já participaram do curso.

Aviação regional

Com o objetivo de melhorar o fluxo turístico, fazendo com que diversas regiões tenham mais voos regulares, o secretário de Estado da Fazenda (SEF), Paulo Eli, recebeu representantes das empresas aéreas Latam, Gol, Azul e Avianca, além do presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz. “Essa foi a primeira reunião para construir o projeto catarinense de aviação regional”, disse Eli. O secretário de Estado de Infraestrutura, Paulo França, também participou do encontro. É que para efetivar o plano será necessário melhor a infraestrutura de todos os aeroportos regionais.

Agora vai!

Depois de dois adiamentos em função da paralisação dos caminhoneiros (26 de maio e 2 de junho), está confirmado para amanhã, em Chapecó, o lançamento da pré-candidatura ao governo do Estado, pelo PSD, do deputado Gelson Merisio.

A expectativa é que passem pelo local do ato aproximadamente 10 mil pessoas, entre elas, o ex-governador Raimundo Colombo, pré-candidato ao Senado pela sigla. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD e pré-candidato a vice-governador de São Paulo, também já confirmou presença.

Além destes, estarão em Chapecó o presidente do PP-SC, deputado Silvio Dreveck, o presidente do PSB-SC, Paulinho Bornhausen, e o presidente do PDT-SC, Manoel Dias, três das dez siglas que estão apostando no projeto Merisio Governador 2018 – PSD, PDT, PODE, PP, PRB, PROS, PSB, PSC, PSD, SOL e PRP. Merisio e seus apoiadores ainda esperam a adesão do PCdoB.

Ausência

O deputado federal Esperidião Amin, lançado como pré-candidato  do PP ao governo estadual no final de fevereiro, estava pronto para participar do ato nas duas vezes em que houve a necessidade de adiamento. Mas agora não poderá participar. O motivo nada tem a ver com política, mas con família. É que no mesmo dia acontecerá o batismo da pequena Catarina, a netinha caçula de Amin. “Um compromisso inadiável”, justificou.

Campo

Acontece hoje pela manhã, em Palhoça, o Seminário Estadual de Líderes Rurais, organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária (Facesc). O presidente da entidade, José Zeferino Pedrozo, comandará o debate sobre violência no campo, profissionalização da atividade rural e perspectivas para o setor.