“Força do Interior Catarinense – 1”

Por: Pelo Estado

28/08/2018 - 07:08 - Atualizada em: 28/08/2018 - 13:23

Santa Catarina está sempre no topo do ranking nacional de acidentes de trânsito. Só no último final de semana foram oito mortos nas rodovias que cortam o estado. O problema não é só do governo ou das polícias rodoviárias, mas do conjunto da sociedade, que sofre com as perdas.

Por isso, o governador Eduardo Pinho Moreira recebeu em seu gabinete, ontem, os representantes da Associação de Diários do Interior (ADI-SC), Ámer Felix Ribeiro, da Associação de Jornais do Interior (Adjori-SC), Miguel Gobbi, e Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Marcello Petrelli.

O grupo assinou o Termo de Cooperação para produção editorial que contribua com a campanha institucional Mais Segurança no Trânsito, lançada no mês de junho. Ribeiro explicou que os veículos associados e parceiros da ADI-SC, impressos e digitais, serão estimulados a produzir matérias sobre o tema, analisando local e regionalmente qual a situação e que ações podem ser desenvolvidas para reduzir o problema.

“O jornal do interior tem compromisso com a sua comunidade. A situação é tão grave que é preciso chocar pelos números! Temos que fazer as pessoas entenderem que são responsáveis pelo trânsito seja enquanto pedestres, motoristas, ciclistas ou motociclistas”, defendeu. Os óbitos são apenas a face mais chocante e imediata do problema. Mas as repercussões são muito mais profundas e prolongadas.

Internações, cirurgias e fisioterapias geram gastos altíssimos ao Sistema Único de Saúde (SUS), além da ocupação de leitos e profissionais que poderiam ser dedicados a cirurgias eletivas ou ao controle de doenças crônicas. O secretário de Comunicação do Estado, Gonzalo Pereira, um dos incentivadores da parceria com os veículos de comunicação, contou que a estratégia é manter no noticiário todas as informações sobre o assunto segurança de trânsito e preservação de vidas.

Força do Interior Catarinense – 2

Presidente do TRE-SC recebe plano de cobertura das eleições da ADI-SC e da Adjori-SC com parceria do Grupo RIC

Na tarde desta segunda-feira (27), durante a reunião do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), o presidente do poder, desembargador Ricardo Roesler, apresentou a seus pares o projeto Cobertura Eleições Santa Catarina 2018 – Jornais Impressos e Digitais.

A proposta foi elaborada e será realizada pela Associação de Diários do Interior (ADI-SC) e a Associação de Jornais do Interior (Adjori-SC), com participação do SCPortais (ligado à ADI-SC) e da Rede Catarinense de Notícias (RCN, ligada à Adjori-SC), envolvendo quase 120 veículos. Roesler destacou a grande capilaridade que será alcançada pela união inédita das duas entidades, seus representados e veículos independentes que aderiram à iniciativa.

A entrega foi feita pelos presidentes da ADI-SC, Ámer Feliz Ribeiro, e da Adjori, Miguel Gobbi, que ouviram do presidente do TRE catarinense a excelente impressão que teve dos veículos do interior em suas agendas pelo estado. O presidente do Grupo RIC, Marcello Petrelli, também participou do ato de entrega. É que o Grupo RIC contratou o instituto de pesquisa Real Time Big Data e vai compartilhar as informações com os veículos participantes a fim de ampliar a cobertura editorial e incentivar a participação dos eleitores.

Em rápida apresentação, foi mostrado ao desembargador o roteiro a ser seguido, com entrevistas, artigos, matérias, notas e pesquisa, com candidatos ao governo e seus vices, e candidatos ao Senado. O objetivo, além de envolver os catarinenses e incentivar a participação no dia do pleito, é garantir material de qualidade, feito a partir de fontes seguras, único modo de combater as chamadas fake news (notícias falsas).