Andréa Leonora | SC pode sediar o segundo geoparque instalado no país

Por: Pelo Estado

07/03/2018 - 08:03 - Atualizada em: 07/03/2018 - 16:19

Mais de 250 pessoas de Praia Grande, no Extremo-Sul catarinense, e cidades vizinhas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul lotaram na manhã de ontem o auditório da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande para acompanhar a entrega da carta de intenção da candidatura dos cânions do Sul a geoparque reconhecido pela Unesco. O documento foi assinado e entregue pelo secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, e pelo secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado gaúcho, Victor Hugo da Silva, ao consultor da Unesco, José Patricio Melo. Atualmente, o representante da Unesco é reitor da UniversidadeRegional do Cariri, na cidade do Crato (CE), região onde está localizado o único geoparque reconhecido pela organização no Brasil. Pavan tratou o momento como “histórico para a região, para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e até para o Brasil. Estamos sonhando juntos este sonho que vai virar realidade. Em breve, esta região vai falar outras línguas”. Os Geoparques Mundiais da Unesco, conforme site da entidade, se caracterizam por serem áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

Reestreia
O governador em exercício Eduardo Moreira participou ontem do encontro da bancada do MDB na Assembleia, cultivando a tradição dos governadores emedebistas de aproximação com a base no Parlamento estadual. Foi a primeira visita depois que assumiu o comando do Executivo. Aproveitou para pedir que a bancada trabalhe para evitar que a votação de vetos do governo a leis aprovadas no Legislativo estadual aconteça ainda nesta semana. O motivo é claro: quer começar de forma positiva a relação com os parlamentares. Afinal, não foi ele quem assinou os vetos. A tendência é que sejam rejeitados apenas as iniciativas que não gerarem gastos.

Entendimentos diferentes

Em praticamente todas as entrevistas que deu antes de tomar posse como governador, Moreira afirmou que queria que os cargos comissionados deveriam ser colocados à disposição em 1º de março. Mas isso não aconteceu. Em parte porque os deputados que estão secretários – Ada De Luca (Justiça e Cidadanis), Moacir Sopelsa (Agricultura e Pesca), Carlos Chiodini (Desenvolvimento Econômico) e Luiz Fernando Vampiro (Infraestrutura) – querem entregar obras que estão em fase final e, claro, melhorar a projeção eleitoral com isso.

Tempo extra

Por outro lado, foi considerado o impacto da volta dos quatro ao Parlamento, o que tiraria da Assembleia, um mês antes do necessário, quatro suplentes – Roberto Salum (PRB), Manoel Mota (MDB), Dalmo Claro e Nilson Berlanda (PSD).

Macro

Do líder do governo no Poder, deputado Valdir Cobalchini, o governador Eduardo Moreira e demais parlamentares ouviram que se dedicará aos assuntos suprapartidários, de interesse do Estado. Para ele, questões político-partidárias são de responsabilidade dos líderes das bancadas.

Posse no TRE-SC

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) terá novo presidente a partir da próxima segunda-feira (12), quando toma posse no cargo o desembargador Ricardo Roesler. No mesmo dia tomará posse o novo corregedor e vice-presidente, Cid José Goulart Júnior. Os dois têm como principal desafio a condução das eleições gerais de 2018, já bem encaminhada pelo atual presidente, desembargador Antonio do Rêgo Monteiro Rocha. Natural de São Bento do Sul, Roesler foi eleito no final do ano passado. Ele já atuou como juiz substituto e juiz de Direito em diferentes comarcas do estado.

1º Encontro Estadual do Partido Novo está marcado para o dia 17 de março, com a presença do pré-candidato à presidência da República da sigla, João Amoêdo. São aproximadamente mil filiados em Santa Catarina e 18 mil no país. A meta por aqui é eleger pelo menos um deputado federal. Detalhe: o evento será custeado integralmente pelos próprios participantes, uma vez que o partido não usa recursos públicos para sua manutenção. As inscrições estão abertas no site www.novo.org.br ao custo de R$ 40,00.