“Será o mundo para sonhadores?”

Foto Arquivo/Freepik

Por: Ana Kelly Borba da Silva Brustolin

02/06/2021 - 14:06 - Atualizada em: 02/06/2021 - 14:11

Charles Chaplin disse que “enquanto você sonha você está fazendo o rascunho do seu futuro”, mas será que ainda há espaço para sonhadores?

Ao chegarmos a este mundo somos acompanhados de alegria e novidades. E, aos poucos, crescemos despreocupados e leves… Quantos sonhos carregamos?! Nossa criança está carregada de imaginação, não havendo limites para a mente fértil; sendo tudo possível!

Aí “crescemos” e, sei lá por que cargas d’água, vamos apagando um pouco do brilho no olhar… e tolhemo-nos o “imaginar” algo novo e/ou ousado, crendo, apenas, no visível.

Será o mundo para sonhadores?

Um sonhador é alguém que não se deixa acomodar, pois vive em busca de algo. Assim, ele é um idealista e também, quando sonha e cria, um lutador.

Acredito que, em geral, os sonhadores aspiram por igualdade, justiça, ética, ações concretas, alegria e paz. Na música “Imagine”, John Lennon cantou que era um sonhador (mas não o único). Na letra desta música – que eu amo – Lennon retratou um planeta livre de preconceitos, mais humano, solidário e cheio de gestos fraternos. Tantos já escreveram, cantaram e falaram sobre sonhar…!

Até o meu momento de vida entendo que os sonhos se diferem dos desejos, visto que aqueles são projetos de vida enquanto estes não suportam o calor das dificuldades, muitas vezes, dissipando-se. Ah, os sonhos?! Os sonhos resistem às elevadas temperaturas de problemas, porque perseveram-se, renovando a esperança, embora o mundo esteja desabando sobre nós.

Nesta época de pandemia, a Humanidade caminha porque o sonho da vacina persiste! Desse modo, há quem sonhe. Cientistas, profissionais da saúde, povo… sonham e seguem em busca da vacina e aplicação dela, por exemplo.

Tenho um lema: vou falhar 100% das vezes em que não tentar… Então, o segredo? É o movimento. Raul Seixas já cantou em alto e bom som: “Tenha fé em Deus, tenha fé na vida, tente outra vez…”. Gilberto Gil proferiu: “andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar”. Geraldo Vandré entoou: “Vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”…

O que é ser autor da própria história? Falamos muito desse assunto quando tratamos de produção de texto. Mas, e quando se trata da vida?

Li em alguns textos de Augusto Cury que ser autor da própria história é ter coragem para caminhar e humildade para corrigir rotas. É ser capaz de não desistir da vida, apesar das perdas, dificuldades e decepções… Você se encaixa nessas características? Que desafio, hein?!

Estamos todos seguindo diversas trajetórias na vida e na Terra, e aprendendo sozinhos e juntos. Acredito que tentar é a ação mais desafiadora e preciosa que temos ao nosso alcance… E o resultado das tentativas, só saberemos “tentando”.

Sem sonhos, a criatividade esgota-se e a emoção envelhece… Sonhe. Todos os dias. Compreendamos que somos personagens únicas no teatro da vida e o enredo que existe é feito por gente que luta ou desiste dos sonhos.