A importância do Dia Mundial do Meio Ambiente

Advogada Julia Turrek

Por: Cassuli Advocacia e Consultoria

01/06/2022 - 07:06 - Atualizada em: 31/05/2022 - 09:48

Passamos aqui para lembrar que em alguns dias (dia 05 de junho) será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Esta data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas na Conferência de Estocolmo em 1972, ou seja, neste ano de 2022 alcançaremos a marca de 50 anos daquele histórico evento na Suécia.

Ao longo dos anos, relembramos o Dia Mundial do Meio Ambiente como um marco de divulgação da agenda global ambiental, alcançando milhões de pessoas em todos os continentes.

Em 2022, com o tema “Uma Só Terra”, será realizado na Suécia o evento Estocolmo+50, onde será destacada a necessidade de se viver de forma sustentável e em harmonia com a natureza, promovendo transformações, a partir de políticas públicas e das nossas escolhas, rumo a estilos de vida menos poluentes e mais verdes.

“Uma Só Terra” também foi o lema da Conferência de 1972, que se mantém vivo apesar de já ter se passado 50 anos, pois este planeta é nossa única casa e seus recursos finitos devem ser preservados pela humanidade.

Parece uma tarefa grande demais para uma única pessoa, mas não é. A verdade é que grandes desafios são vencidos com pequenos passos, com ações diárias e atos de persistência, que todos nós podemos adotar.

São nossas escolhas que causam impacto direto ao meio ambiente.

E assim como as empresas já vem buscando modificar seus processos produtivos, seja para atender as mudanças da lei, seja para atender aos princípios de sustentabilidade, também devem os cidadãos adotar medidas de consumo consciente e práticas ambientalmente adequadas em seu dia a dia.

E para ajudar na mudança destes hábitos diários, nesta semana do meio ambiente siga o perfil da Cassuli Advogados no Instagram (@cassuli.adv) para conhecer as dicas que preparamos para vocês sobre consumo consciente e sustentável.

Texto elaborado por Julia Turrek de Santana, graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Joinville, pós-graduada em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade da Região de Joinville, pós-graduada em Direito Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí e pós-graduada em Advocacia do Direito Negocial e Imobiliário pela Escola Brasileira de Direito. Atua coordenadora do núcleo de agronegócio, imobiliário e ambiental.