“Poderíamos estar aqui chorando se houvesse confronto”, desabafa comandante da PM de Criciúma

Por: OCP News Criciúma

09/12/2020 - 22:12 - Atualizada em: 09/12/2020 - 22:35

O anfitrião da comitiva da cúpula da segurança pública na tarde desta quarta-feira, o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma, tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade, desabafou sobre o assalto à tesouraria do Banco do Brasil, crime que sitiou a cidade na última semana.

Aliás, o quartel da PM foi o alvo inicial dos criminosos, que cercaram o local e efetuaram diversos disparos, encurralando os militares. Ali, também incendiaram um caminhão no portão de acesso e alvejaram, nas proximidades, o soldado Jeferson Luiz Esmeraldino, de 32 anos, que seguia em apoio. Dimitri, assim como as demais autoridades, também ressaltou que a estratégia da PM era seguir o protocolo e não partir para o confronto, preservando vidas.

“O fato de não haver vítimas, sem civis mortos ou feridos, para mim, como comandante, foi o maior alívio. Pela capacidade de fogo deles, poder bélico, explosivos, os danos poderiam ter sido muito grandes e nós poderíamos estar aqui chorando. Pedimos uma corrente de oração ao nosso soldado. Para que ele se recupere, se restabeleça. Ele ainda está em estado grave na UTI, sob ventilação mecânica. Mas se Deus quiser a gente vai tê-lo de volta”.

Ele lembrou que em 2003, com o também histórico assalto ao Unibanco, na Avenida Centenário, no Centro, não foi levada nenhuma quantia, mas houve a morte de dois policiais.

“Para qual rezamos aqui no nosso saguão, ano a ano, na Galeria Tiradentes, onde foram homenageados e estão eternizados. Eles (criminosos) podem ter explodido, atirado, levado milhões, mas não teve ninguém morto. A gente vai ter nosso policial de volta”.

O comandante agradeceu as forças de segurança presentes e não presentes.

“Como fomos atacados primeiramente, sentimo-nos com reconhecimento muito grande dessa integração e agradecemos pelo envio de tropas, efetivo disponibilizado e atuação de demais órgãos. Isso não nos faz desistirmos da nossa caçada, que é intensa e com inteligência. Para finalizar, cito aquela frase: ‘para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada”, de Edmund Burke”, finalizou Dimitri.

 

Leia também

 

 


Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp