Acesso ao novo aeroporto de Florianópolis provoca polêmica

A divergência sobre a data de entrega do acesso ao novo aeroporto Hercílio Luz abriu uma crise entre o governo do Estado e a Floripa Airport, subsidiária do Grupo Zurich Airport, que ganhou a concessão para administrar o terminar de Florianópolis.

A recente declaração do secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, Carlos Hassler, de que a previsão é concluir o acesso até 30 de outubro, surpreendeu o comando da concessionária, que emitiu nota demonstrando insatisfação.

Terminal de passageiros será entregue no dia 1º de outubro | Foto Ewaldo Willerding/OCPNews

Recentemente, quando reuniu a imprensa para avaliar os 100 dias de administração, o governador Carlos Moisés se mostrou otimista em respostas à pergunta do Grupo OCP sobre o tema.

“Eu tenho muita convicção de que nós vamos entregar esta obra. O secretário não gosta de prometer, afinal são tantas condicionantes que não depende apenas do governo. Mas quando a gente senta para conversar, vê que é possível entregar a obra”, garantiu Moisés. “Se todo nosso planejamento de desapropriações acontecerem sem interrupções e se a obra continuar no ritmo que está avançando, vamos entregar. E se a gente encontrar algum problema, vamos encontrar alternativa para que este equipamento comece a funcionar”, assegurou o comandante do Executivo estadual.

Uma das alternativas é concluir o trecho de 1,3 mil metros em pista simples – apesar de no projeto ser 8 quilômetros duplicados. Para tanto, serão precisos acertar 65 desapropriações – 56 no trecho mais atrasado – e cumprir exigências ambientais do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Veja o mapa do problema:

Confira a nota da Floripa Airport

“A Floripa Airport, subsidiária do Grupo Zurich Airport, recebeu com surpresa a declaração do secretário de Estado de Infraestrutura de Santa Catarina, Carlos Hassler, sobre a conclusão da via de acesso apenas em 30 de outubro de 2019, já que ficou acordado com o Governo do Estado a inauguração do novo terminal em 1° de outubro de 2019. Para a Floripa Airport, este tempo é mais do que suficiente para a finalização da via, considerando que a concessão do aeroporto foi em março de 2017, dois anos e meio antes da abertura do aeroporto.

A conclusão da via de acesso no final de outubro é inaceitável. A Floripa Airport espera que a estrada, ainda que em pista simples, seja concluída até ‪1º de outubro e que a pista completa fique pronta até o fim do ano, antes do início da alta temporada. A pista simples não é o ideal. É importante lembrar que esta estrada não é apenas um acesso para o aeroporto, é uma alternativa para o Sul da Ilha e por isso a expectativa é de trânsito caótico desde o início.”

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?